Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de transporte celular da subunidade Rrp44 do exossomo em Saccharomyces cerevisiae

Processo: 18/19451-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 17 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 16 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Ellen Kazumi Okuda
Supervisor no Exterior: Olivier Gadal
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Centre de Biologie Intégrative de Toulouse (CBI Toulouse), França  
Vinculado à bolsa:17/17777-9 - Estudo dos mecanismos de transporte celular de subunidades do complexo exossomo em Saccharomyces cerevisiae, BP.MS
Assunto(s):Carioferinas   Exossomos

Resumo

O exossomo é um complexo multiproteico envolvido no processamento de quase todos os tipos de RNA na célula eucariótica. Dentre as principais funções do exossomo estão a degradação de RNAs não codificantes, o turnover de mRNAs e a maturação do RNA ribossomal. Em Saccharomyces cerevisiae, o exossomo está presente tanto no núcleo quanto no citoplasma, mas sua composição varia de acordo com sua localização. O exossomo nuclear possui 11 subunidades, sendo que duas possuem atividade catalítica, Rrp44 e Rrp6, enquanto o exossomo citoplasmático não possui a subunidade Rrp6. Apesar do exossomo citoplasmático e nuclear possuírem composições semelhantes, não se sabe se o complexo exossomo é transportado para o núcleo como um complexo previamente montado ou se as diferentes subunidades são transportadas individualmente. Devido a principal função do exossomo nuclear ser a maturação dos pre-rRNAs, é de grande interesse descobrir como o exossomo é transportado do citoplasma para o núcleo, além de descobrir como o complexo é montado. Para melhor entender a importação do exossomo, nosso grupo de pesquisa estuda o transporte da subunidade catalítica Rrp44 através da microscopia de fluorescência e confocal. No intuito de confirmar os resultados obtidos no primeiro ano deste projeto, estudos utilizando as técnicas de photobleaching e microscopia confocal Spinning Disk são necessários. Além disso, um melhor marcador nuclear e uma resolução melhor das imagens permitiriam confirmar nossos resultados. O Professor Olivier Gadal é referência na área de transporte ribossomal em leveduras utilizando microscopia de alta resolução. Nós acreditamos que os experimentos que serão realizados no laboratório do Professor Gadal nos ajudarão a elucidar a biogênese do exossomo e entender melhor a função deste importante complexo na célula.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKUDA, ELLEN K.; GONZALES-ZUBIATE, FERNANDO A.; GADAL, OLIVIER; OLIVEIRA, CARLA C. Nucleolar localization of the yeast RNA exosome subunit Rrp44 hints at early pre-rRNA processing as its main function. Journal of Biological Chemistry, v. 295, n. 32, p. 11195-11213, AUG 7 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.