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Uso da gamificação e DTT para melhoria do engajamento de crianças com autismo em nível de alfabetização

Processo: 18/23353-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 30 de novembro de 2018
Vigência (Término): 29 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Laiza Ribeiro Silva
Supervisor no Exterior: Tiago Joao Vieira Guerreiro
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:18/09430-1 - Alfabetização de crianças com autismo: uma abordagem tecnológica gamificada, BP.MS
Assunto(s):Transtorno autístico   Tecnologia   Ludificação   Alfabetização   Informática na educação

Resumo

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento definido por comportamentos repetitivos e restritos e déficits na comunicação e na interação social, prejudicando outras áreas, como a alfabetização. No entanto, estudos que utilizam separadamente Tecnologia, Gamificação e Discrete Trial Training (DTT) têm apresentado resultados promissores no apoio ao desenvolvimento da alfabetização de crianças com autismo. Realizamos uma revisão sistemática da literatura e identificamos a falta de evidências empíricas e estudos sobre a alfabetização que utilizam esses três elementos. Para atingir essa lacuna, propomos no Projeto de Mestrado uma abordagem que relacione Tecnologia, Gamificação e DTT. No programa de estágio, pretendemos aplicar técnicas de acessibilidade e usabilidade em nossa abordagem e verificar o impacto sobre os comportamentos, a concentração e o envolvimento de crianças com autismo no contexto da alfabetização.