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Condicionador eletrônico de potência para barramento CC em sistema elétrico aeronáutico

Processo: 18/21436-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 20 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 06 de abril de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Mateus Pinheiro Dias
Supervisor no Exterior: Paolo Mattavelli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Padova, Itália  
Vinculado à bolsa:17/11623-0 - Condicionador eletrônico de potência para barramento de tensão CC em sistema elétrico aeronáutico, BP.MS
Assunto(s):Eletrônica de potência   Aeronáutica   Qualidade da energia elétrica

Resumo

Este projeto trata sobre a qualidade de energia em ambientes aeronáuticos. O conceito More Electric Aircraft-MEA é baseado na substituição de atuadores pneumáticos ou hidráulicos por atuadores eletromecânicos, a qual ocasiona o aumento do consumo de energia elétrica dentro de um avião. Este projeto está ligado à proposta de mestrado do candidato, que foca no estudo e a implementação de um Condicionador eletrônico de Potência (CEP) para mitigar os efeitos indesejados encontrados nos alimentadores do barramento CC. Este CEP deve lidar com o desbalanço de corrente entre os alimentadores do barramento CC para a adequação com as normas de qualidade de energia. Para este estágio no exterior, os objetivos são a modelagem dinâmica e o estudo de estratégias de controle para o CEP. Soluções digitais de controle com DSPs,FPGAs ou outros microcontroladores também poderão ser estudadas durante este estágio.