Busca avançada
Ano de início
Entree

Geotecnologias para o mapeamento de áreas agrícolas do Estado de São Paulo

Processo: 18/21356-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 09 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Alexandre Melo Demattê
Beneficiário:José Lucas Safanelli
Supervisor no Exterior: Sabine Chabrillat
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Helmholtz Association, Alemanha  
Vinculado à bolsa:16/01597-9 - Pedotransferência por geotecnologias associada à fotopedologia com vistas ao mapeamento pedológico de áreas agrícolas do estado de São Paulo, BP.DD
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Ciência de dados   Geoprocessamento

Resumo

Os mapas de solo são fundamentais para o planejamento e uso correto do solo. Entretanto, menos de 5 por cento do território brasileiro possuem informações detalhadas sobre este recurso natural. A utilização do sensoriamento remoto e do processamento computacional na nuvem podem facilitar o mapeamento de propriedades do solo em resoluções detalhadas, permitindo uma rápida execução do projeto, economizando recursos, que inclusive podem ser adaptados para grandes extensões de área. Por outro lado, ainda existem limitações quanto aquisição de informações da superfície do solo a partir de imagens de satélite. Por conta disso, iremos desenvolver um sistema de processamento baseado em computação na nuvem para avaliar os solos agrícolas do estado de São Paulo, Brasil. Utilizando banco de dados com informações de referência e algoritmos de inteligência artificial, iremos processar imagens multitemporais e calibrar modelos de predição para mapear os atributos argila, areia, matéria orgânica, pH, capacidade de troca de cátions, saturação por bases e teor total de ferro. Os resultados serão utilizados para avaliar como a intensificação agrícola aconteceu em relação a distribuição espacial das propriedades do solo, bem como prever os impactos das condições atuais na sustentabilidade agrícola. O desenvolvimento desse sistema de processamento poderá ser expandido para outras regiões do Brasil e ao redor do planeta, promovendo uma melhor avaliação e planejamento dos solos agrícolas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAFANELLI, JOSE LUCAS; CHABRILLAT, SABINE; BEN-DOR, EYAL; DEMATTE, JOSE A. M. Multispectral Models from Bare Soil Composites for Mapping Topsoil Properties over Europe. REMOTE SENSING, v. 12, n. 9 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.