Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de um fotorreator modular

Processo: 18/20592-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Erick Leite Bastos
Beneficiário:Bruno Daiki Yamada
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/22136-4 - Uso de solventes verdes e suas misturas na otimização de processos químicos, AP.TEM
Assunto(s):Fisico-química orgânica   Síntese química   Reatores   Irradiação   Fotoquímica   Iluminação artificial

Resumo

Reações químicas promovidas por luz são fundamentais para a existência e manutenção da vida. Exemplos incluem a fotossíntese, a biossíntese de vitamina D e a visão. Com o desenvolvimento de novos catalisadores para processos fotoquímicos, a luz tem sido cada vez mais usada como fonte de energia em síntese. Para viabilizar o uso da luz como "reagente químico" são desejáveis condições controladas de reação nas quais o número de fótons incidentes na amostra, a temperatura da reação, a geometria do arranjo experimental e a homogeneidade da fonte de luz são os parâmetros mais importantes. Neste projeto de iniciação científica, propomos o desenvolvimento de um reator fotoquímico modular, composto de uma unidade de controle e um sistema de iluminação intercambiável baseado em iluminação LED na região visível e com controle de temperatura. Serão construídos dois módulos de iluminação, um com geometria plana, para a irradiação de amostras em microplacas, e o outro em uma configuração cilíndrica, adequada para frascos de reação. Um actinômetro químico será usado para medir o fluxo luminoso e para calibrar o sistema de irradiação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENNA, TATIANA C.; CERVI, GUSTAVO; RODRIGUES-OLIVEIRA, ANDRE F.; YAMADA, BRUNO D.; LIMA, RAFAEL Z. C.; MENEGON, JAIR J.; BASTOS, ERICK L.; CORRERA, THIAGO C. Development of a photoinduced fragmentation ion trap for infrared multiple photon dissociation spectroscopy. RAPID COMMUNICATIONS IN MASS SPECTROMETRY, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.