Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de canais de desvanecimento compostos

Processo: 18/16667-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Carlos Rafael Nogueira da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/18990-3 - Probabilidade de linha de visada em sistemas de ondas milimétricas, BE.EP.PD
Assunto(s):Comunicações sem fio

Resumo

Com a crescente demanda por serviços de comunicação sem fio a altas taxas de transmissão, o perfeito conhecimento das estatísticas do canal é de fundamental importância. Este Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado visa caracterizar as estatísticas de canais de desvanecimento compostos gerados a partir de: 1) o produto de múltiplas envoltórias; 2) a razão do produto de múltiplas envoltórias; 3) a soma de múltiplas envoltórias. Em todos os casos as variáveis de desvanecimento serão tomadas arbitrariamente dos modelos de desvanecimento alpha-mu, eta-mu e kappa-mu. Diversas aplicações em sistemas de comunicação utilizam em sua análise os processos mencionados. Citam-se, como exemplo, a comunicação por múltiplos saltos, os sistemas com múltiplas entradas e múltiplas saídas, a segurança em camada física, a combinação por ganhos iguais, a combinação de razão máxima, e outros. A grande relevância das distribuições desses canais compostos demanda uma caracterização mais precisa e exata de suas estatísticas. As distribuições alpha-mu, eta-mu e kappa-mu são modelos genéricos que englobam aqueles mais tradicionais como Rayleigh, Hoyt, Rice, Weibull, e Nakagami-m, de tal maneira que obter-se-á uma caracterização das estatística da mais variada gama de canais de desvanecimento compostos. Em adição aos temas propostos, almeja-se ainda a obtenção de resultados fundamentais que aprofundem o conhecimento e facilitem a aplicação prática do modelo alpha-eta-kappa-mu. Ressalte-se que a envoltória do modelo alpha-eta-kappa-mu pode ser entendida como uma combinação adequada da potência de duas potências arbitrárias kappa-mu, ou seja, pode-se entendê-lo também como um canal de desvanecimento composto.De forma a validar na prática os resultados teóricos a serem obtidos neste Projeto, almeja-se uma interação, através de estágio in loco, com o Centre for Wireless Innovation, Queen's University Belfast, um dos maiores centros de pesquisa do Reino Unido, focado na camada física dos sistemas de comunicações sem fio. De fato, essa interação ocorreu durante todo o tempo de Doutorado do candidato, oportunidade em que diversos bem sucedidos trabalhos conjuntos foram desenvolvidos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA DA SILVA, CARLOS RAFAEL; DE LIMA TEJERINA, GUSTAVO RODRIGUES; YACOUB, MICHEL DAOUD. The alpha-eta-kappa-mu Fading Model: New Fundamental Results. IEEE TRANSACTIONS ON ANTENNAS AND PROPAGATION, v. 68, n. 1, p. 443-454, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.
NOGUEIRA DA SILVA, CARLOS RAFAEL; SIMMONS, NIDHI; LEONARDO, ELVIO J.; COTTON, SIMON L.; YACOUB, MICHEL DAOUD. Ratio of Two Envelopes Taken From alpha-mu, eta-mu, and kappa-mu Variates and Some Practical Applications. IEEE ACCESS, v. 7, p. 54449-54463, 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.