Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro do potencial do Laser de CO2 (9,3 µm), associado ou não ao fluoreto estanhoso ou ao tetrafluoreto de titânio, em controlar a lesão de erosão em esmalte dental humano

Processo: 18/09716-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva
Beneficiário:Yael Engel
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Tetrafluoreto de titânio   Erosão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erosão | Fluoreto estanhoso | Laser de CO2 | Tetrafluoreto de Titânio | Dentística

Resumo

Considerando os resultados positivos da literatura quanto à utilização do laser de CO2 na prevenção de lesões de cárie e os resultados promissores em relação à redução da erosão de esmalte, este estudo in vitro tem como objetivo avaliar o potencial do laser de CO2 (9,3 µm) - associado ou não ao fluoreto estanhoso ou ao tetrafluoreto de titânio - em controlar a lesão de erosão em esmalte dental humano. Noventa fragmentos de esmalte dental serão selecionados e, após a formação de lesão inicial, divididos aleatoriamente em 9 grupos de tratamento de superfície (n=10): G1 - água destilada (controle negativo); G2 - solução de AmF/NaF/SnCl2 (pH 4,5); G3 - gel de TiF4 a 4% (pH 1,5); G4 - laser de CO2 (9,3 µm) (P1); G5 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P1) + Solução de AmF/NaF/SnCl2; G6 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P1) + gel de TiF4 a 4%; G7 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P2); G8 - Laser de CO2 (9,3 µm) (P2) + Solução de AmF/NaF/SnCl2 e G9 - laser de CO2 (9,3 µm) (9,3 µm) (P2)+ gel de TiF4 a 4%. As amostras serão, então, submetidas a 10 dias de ciclagem erosiva através de 06 imersões alternadas em soluções de ácido cítrico (1%, pH 2,3, 2 minutos, 6x/dia) e solução remineralizadora. Dois parâmetros de irradiação com o laser de CO2 (9,3 µm) serão testados (P1 e P2), seguidos de uma aplicação ativa por 4 minutos de 20 µl do gel de TiF4 ou imersão diária em 5 ml da solução de AmF/NaF/SnCl2 por 02 minutos. Após a formação das lesões iniciais, imediatamente após os tratamentos de superfície, após 05 dias de ciclagem e ao final dos 10 dias de ciclagem erosiva, a perda de tecido superficial (µm) será obtida por meio de perfilometria óptica sem contato. Após a perfilometria, serão avaliadas qualitativamente, por meio de microscopia eletrônica de varredura, 27 amostras (n=3) submetidas aos 10 dias de ciclagem erosiva e 27 amostras extras (n=3) submetidas apenas aos tratamentos de superfície. Os resultados da perfilometria óptica serão submetidos a testes de homogeneidade e normalidade para determinação do teste estatístico mais adequado (±=5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ENGEL, Yael. Avaliação in vitro do potencial do laser de CO2 (9.3 µm), associado ou não ao NaF e ao AmF/NaF/SnCl2, em controlar a erosão em esmalte dental humano. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.