Bolsa 18/19222-7 - Hidrologia, Bacia hidrográfica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações causais e persistências na dinâmica da disponibilidade hídrica

Processo: 18/19222-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Edson Cezar Wendland
Beneficiário:Kalyl Gomes Calixto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03806-1 - Disponibilidade hídrica e riscos de contaminação em áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Hidrologia   Bacia hidrográfica   Recursos hídricos   Mudança climática   Uso do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Multirresolução | Bacia experimental | Disponibilidade hídrica | modelagem hidrológica | Sistema Aqüífero Guarani | Teste de causalidade | Hidrologia

Resumo

O melhor entendimento dos processos hidrológicos em escala de bacia hidrográfica é um desafio para alcançar uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos, em especial visando prever os diferentes comportamentos frente a variabilidades climáticas e a alterações no uso do solo. Embora haja evidências de que o passado de algumas variáveis hidrológicas possua efeitos de causa em outras, poucos trabalhos exploram especificamente essa característica durante o processo de modelagem. O objetivo do trabalho é construir um modelo hidrológico conceitual para representar a dinâmica da disponibilidade hídrica de uma bacia a partir da identificação e caracterização de relações causais nas séries de dados hidrometeorológicos. Uma hipótese a ser testada é que informações relevantes sobre as reservas hídricas podem ser reveladas a partir de interpretações mais detalhadas dos dados observados. A área de estudo adotada é a bacia hidrográfica do Ribeirão da Onça (Brotas-SP), localizada em área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, e que conta com atividades de monitoramento hidrogeológico desde 2004. A partir dos dados históricos locais, os processos de precipitação e de evapotranspiração serão quantificados e especializados em diferentes escalas temporais. As vazões de base nas seções de medição de vazão serão estimadas a partir da separação das vazões totais usando filtros digitais recursivos. As séries temporais de vazões (totais e de base), precipitações, evapotranspirações e elevações do nível d'água subterrâneo de poços representativos da área serão avaliadas numa abordagem multirresolução com verificação das relações de causa e com a quantificação dos tempos de influência (persistência) existentes entre elas. A modelagem da bacia será conduzida de forma flexível e orientada pelas informações sobre o comportamento da bacia anteriormente levantadas. Espera-se contribuir para o maior entendimento hidrológico da área de estudo, avaliar o potencial dos métodos propostos para modelagem e direcionar o desenvolvimento de trabalhos futuros focados na previsão da disponibilidade hídrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES CALIXTO, KALYL; WENDLAND, EDSON CEZAR; MELO, DAVI DE CARVALHO DINIZ. Hydrologic performance assessment of regulated and alternative strategies for flood mitigation: a case study in Sao Paulo, Brazil. URBAN WATER JOURNAL, v. 17, n. 5, SI, p. 481-489, . (18/19222-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALIXTO, Kalyl Gomes. Relações causais e persistências na dinâmica da disponibilidade hídrica para a formulação de modelos hidrológicos conceituais. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.