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Princípios filosóficos e análise tradutológica do estilo de Louis-Ferdinand Céline

Processo: 18/18988-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Suzi Frankl Sperber
Beneficiário:Amanda Fievet Marques
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/09974-4 - Estilo e Tradução a partir da obra de Louis-Ferdinand Céline, BE.EP.DR
Assunto(s):Estilística   Delírio   Retórica   Escritores   Franceses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistolografia | estética | estilística | Retórica | Tradutologia | Estilística

Resumo

Este trabalho constitui-se por três unidades analíticas. A primeira unidade diz respeito à análise dos princípios filosóficos do estilo de Louis-Ferdinand Céline, a partir tanto de sua epístola, quanto de Voyage au bout de la nuit e Mort à Crédit. Além da notável dimensão literária que se destaca imediatamente quando da leitura de suas cartas, o aspecto metaliterário de que se utiliza Céline para nelas discorrer a respeito de conceitos que lhe são caros e que concorrem à composição de sua obra, a epístola será aqui explorada com o objetivo de expor os princípios filosóficos que regem a constituição do estilo de Céline. Tal exercício analítico parece assumir tanto mais importância à medida que em grande parte de suas declarações fora do gênero espistolar, Céline constantemente afasta seu empreendimento literário de um regime filosófico. A segunda e terceira unidades concernem à tradução de Guignol's Band e à análise estilística comparativa de seu estilo. Eventualmente, os princípios expostos na primeira unidade e o exercício tradutológico das segunda e terceira unidades, permitirão pensar o problema central ao estilo de Céline, a emoção; isto é, convém absolutamente pensar se a sua literatura se insere ou não em um regime não-representativo, como ele próprio almejou fazê-lo. (AU)

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