Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da função neuronal e do perfil metabólico oxidativo em fatias de cérebro humano adulto cultivadas em free-floating

Processo: 18/06614-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriano Silva Sebollela
Beneficiário:Glaucia Maria de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura organotípica   Cérebro   Fármacos neuroprotetores   Córtex cerebral

Resumo

Culturas organotípicas de cérebro humano adulto constituem um método poderoso para estudar aspectos celulares e moleculares das neuropatologias, bem como os efeitos das drogas neuroprotetoras. As principais vantagens desse método incluem a manutenção da estrutura cerebral e sua conectividade celular. Porém, ainda faltam estudos que melhor caracterizem esse modelo, não só para que os resultados obtidos sejam mais confiáveis, mas também para se possa ampliar suas aplicações. O objetivo do presente projeto é expandir a caracterização de um modelo de cultivo de córtex neural humano adulto obtido de pacientes com epilepsia do lobo temporal submetidos a lobectomia, observando o metabolismo oxidativo desse tecido por respirometria e atividade da citrato-sintase. Iremos também avaliar a manutenção da função neuronal ao longo dos dias em cultura pela avaliação dos níveis da proteína c-fos. Por fim, aplicaremos nosso modelo nos estudos de infecção do sistema nervoso central pelo vírus Oropouche, determinando fenótipos neurais infectados, marcadores apoptóticos e possíveis parâmetros celulares que possam ser alterados em decorrência da infecção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, ARTUR; MENDES, NIELE DIAS; ALMEIDA, GLAUCIA MARIA; NOGUEIRA, GIOVANNA ORLOVSKI; MACHADO, CARLA DE MORAES; DE CASTRO HORTA-JUNIOR, JOSE DE ANCHIETA; ASSIRATI JUNIOR, JOAO ALBERTO; GARCIA-CAIRASCO, NORBERTO; NEDER, LUCIANO; SEBOLLELA, ADRIANO. Short-Term Free-Floating Slice Cultures from the Adult Human Brain. JOVE-JOURNAL OF VISUALIZED EXPERIMENTS, n. 153 NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.