Busca avançada
Ano de início
Entree

Lipofilização de compostos fenólicos: otimização das condições de síntese, atividade antioxidante, e caracterização por LC-MS/MS

Processo: 18/21638-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 01 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Inar Alves de Castro
Beneficiário:Tayse Ferreira Ferreira da Silveira
Supervisor no Exterior: Pierre Villeneuve
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ingénierie des Agro-polymères et Technologies Émergentes (IATE), França  
Vinculado à bolsa:17/08066-1 - Aplicação de fenolipídios para elevar a estabilidade oxidativa de emulsões contendo ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, BP.PD
Assunto(s):Emulsões   Antioxidantes

Resumo

A adição de antioxidantes é uma das principais estratégias para diminuir a oxidação lipídica em emulsões óleo-em-água (O/W). Dentre outros parâmetros, a polaridade do antioxidante constitui um fator muito importante. De acordo com a Teoria do Paradoxo Polar, antioxidantes apolares são mais efetivos em emulsões O/W. Nesse contexto, os compostos fenólicos (CF) são reconhecidos como potentes antioxidantes, mas devido a sua alta polaridade, eles apresentam ação limitada em emulsões O/W. Em vista disso, a lipofilização foi proposta como uma interessante solução para diminuir a polaridade dos CF e aumentar sua efetividade em dispersões lipídicas. A lipofilização consiste em esterificar um grupo lipídico ao composto fenólico, produzindo fenolipídeos. É uma técnica inovadora e promissora de produção de antioxidantes, os quais têm potencial para substituir os antioxidantes sintéticos tradicionalmente utilizados pela indústria. Assim, a presente proposta tem como objetivo avaliar o potencial da rutina, quercetina, resveratrol, ácido cafeico e ácido cinâmico para a síntese de fenolipídeos por catálise enzimática. Dentre estes, os compostos que apresentarem os melhores potenciais de rendimento terão suas condições de síntese otimizadas, em termos de rendimento e atividade antioxidante (ensaio ApoCAT), usando um planejamento fatorial. Os fenolipídeos produzidos serão purificados e caracterizados por LC-MS/MS. O estudo será desenvolvido em uma renomada instituição de pesquisa francesa (CIRAD), sob a supervisão do principal investigador da área na atualidade. Os resultados e materiais produzidos durante o estágio serão essenciais para o progresso do projeto de pesquisa ao qual ele está associado (2017/08066-1) e permitirão aprofundar o estudo do efeito de fenolipídios na estabilidade oxidativa de emulsões modelos e alimentícias contendo ácidos graxos poliinsaturados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA DA SILVEIRA, TAYSE FERREIRA; CAJAIBA, LETICIA MAEDA; VALENTIN, LEONARDO; BAREA, BRUNO; VILLENEUVE, PIERRE; CASTRO, INAR ALVES. Effect of sinapic acid ester derivatives on the oxidative stability of omega-3 fatty acids rich oil-in-water emulsions. Food Chemistry, v. 309, MAR 20 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.