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Gamificando ambientes virtuais de aprendizagem: uma abordagem focada na narrativa e experiência do usuário

Processo: 18/15917-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Paula Toledo Palomino
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ambiente virtual de aprendizagem   Ludificação   Frameworks   Experiência do usuário

Resumo

Atualmente, existem vários estudos sobre gamificação aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com o intuito de estimular os alunos a fazerem determinadas tarefas e/ou progredirem no conteúdo. No entanto, muitos são inconclusivos sobre o quanto gamificar um ambiente auxilia ou dificulta nesse processo. Segundo diversas pesquisas, a maior parte dos frameworks para gamificação já desenvolvidos são estruturais (agregando sistemas de pontuação, ranking, etc), com poucos frameworks de conteúdo (onde se aplica elementos e conceitos de jogos no próprio conteúdo a ser explicado). Baseando-se nas mais atuais revisões sistemáticas da área, parte-se da premissa de que não existe nenhum framework narrativo (ou seja, preocupado com o percurso e a experiência do aluno ao aprender), em parte devido à dificuldade de se embutir a narrativa numa plataforma diferente de um jogo. No entanto, devido ao alto potencial engajador que os diferentes tipos de narrativa possuem, acredita-se ser de grande importância o aprofundamento de pesquisas nessa área. Baseando-se nessa premissa, o objetivo deste trabalho é desenvolver, testar e validar um framework para gamificação de conteúdo baseado na narrativa que será experienciada pelo aluno, conforme ele for avançando em seus estudos. Trabalha-se com a hipótese de que, se for possível embutir uma narrativa num ambiente de aprendizagem gamificado de forma sutil, ele será levado a estudar um determinado conteúdo de forma mais engajada, seguindo um fluxo que deverá mantê-lo ao mesmo tempo motivado e focado no conteúdo a ser assimilado. Objetiva-se a utilização da abordagem construtivista para o design desse framework e para tanto, será realizada uma ampla revisão sistemática para embasar a hipótese e delinear os objetivos específicos. Depois disso, buscar-se-á validar essa hipótese, partindo para o design conceitual do framework, seu posterior desenvolvimento, implementação e testes, culminando com a avaliação do experimento em ambiente real. (AU)