Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição de tradição discursiva: uma abordagem linguístico-discursiva via mecanismos de junção

Processo: 18/17811-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Jéssica Maria Lisbôa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Competência discursiva   Escrita   Análise do discurso

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto trienal, intitulado Tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, e inserida no Grupo de Pesquisa Estudos sobre a linguagem (GPEL/CNPq processo 400183/2009-9), coordenado pelo Prof. Dr. Lourenço Chacon, centra-se num enfoque teórico-analítico, cujo objetivo central é descrever e analisar o funcionamento de mecanismos de junção, empregados na Tradição Discursiva (TD) argumentativa, considerada, enquanto tradição, como matéria e produto da linguagem. A partir de uma abordagem específica, no contexto de aquisição e desenvolvimento de TDs do modo escrito de enunciação, objetiva-se depreender não só os correlatos linguísticos, de natureza sintático-semântica, associados aos mecanismos de junção, mas também suas relações discursivas, no que tange à TD em que se observam e que ajudam a constituir. Os resultados dessa proposta contemplarão, portanto, aspectos concernentes à análise linguística de formas juntivas diversas, em contexto de aquisição e desenvolvimento da escrita, bem como de aquisição e desenvolvimento de uma TD, e, ainda, aspectos também relevantes, concernentes à relação entre língua e discurso.