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Recursos pedagógicos e estimulação do desenvolvimento integral da criança de 0 a 18 meses: percepção de graduandos de Pedagogia

Processo: 18/22800-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
Beneficiário:Mariana Martins Mouro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/11392-0 - Recursos pedagógicos e estimulação do desenvolvimento integral da criança de 0 a 18 meses: percepção de graduandos de pedagogia, AP.R
Assunto(s):Pedagogia   Práticas pedagógicas   Formação de professores   Terapia ocupacional   Educação infantil   Desenvolvimento infantil

Resumo

O objetivo do presente estudo será verificar a percepção dos alunos de pedagogia sobre o papel das atividades usadas nas instituições de educação infantil - de rotina (higiene, alimentação e vestuário), brinquedos, playground, música - e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Será realizado um estudo observacional, analítico e prospectivo com graduandos dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista (campi de Araraquara, Rio Claro, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto) que aceitarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. Para a coleta de dados será utilizado um questionário - Atividades e Recursos Pedagógicos - com questões abertas e fechadas, dividido em 7 dimensões: Dados sobre formação profissional para o berçário, Atividades com brinquedos, Atividades com equipamentos do Playground, Atividades com música e Atividades de vida diária, sendo este complementado por questões específicas sobre alimentação, higiene e vestuário. Será enviado um e-mail com um convite para a participação na pesquisa e link do questionário, disponibilizado na plataforma Google Drive. Após a organização dos dados, serão utilizadas análises descritivas e de conteúdo. Este projeto acrescentará conhecimento na área de Educação, especificamente para a formação de professores e organização das práticas pedagógicas, com a colaboração da Terapia Ocupacional, que auxiliará com conteúdos significativos para o aprimoramento da atuação dos professores junto a fase de zero a dezoito meses da educação infantil.