Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de liberação modificada da hidroxicloroquina mobilizada em pectina

Processo: 18/12146-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula
Beneficiário:Giovana Cristina Zambuzi
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de liberação de medicamentos   Biopolímeros   Filmes   Pectinas   Hidroxicloroquina   Microscopia eletrônica de varredura   Macromolécula

Resumo

O projeto de iniciação científica objetiva o desenvolvimento de novos materiais centrado na obtenção de estruturas auto-organizadas obtidas a partir de biopolímeros, os quais são estratégicos para a liberação controlada de substâncias específicas empregadas em diversos setores industriais e tecnológicos. Nesse contexto, filmes finos de pectina obtidos por "casting" em diferentes valores de pH serão utilizados no carreamento da molécula hidroxicloroquina. Propõe-se o uso de microscopia eletrônica de varredura, além de técnicas de caracterização da composição química (infravermelho, energia dispersiva de raios-X e difração de Raios-X). Ademais, o comportamento térmico dos filmes e o perfil de liberação da hidroxicloroquina serão analisados para melhor entender as interações intra e intermoleculares estabelecidas entre a macromolécula e o fármaco. Os resultados deverão contribuir para a compreensão dos fenômenos envolvidos na liberação modificada da hidroxicloroquina mobilizada em pectina, nos quais os mecanismos de liberação do fármaco serão avaliados a partir de modelos cinéticos. Este trabalho está inserido num projeto geral mais amplo apoiado pela FAPESP na modalidade de Auxílio à Pesquisa Regular (Processo: 2017/20006-4).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, JONATAS U.; ZAMBUZI, GIOVANA C.; FERREIRA, JOAO O.; PAULA, JULIA H.; RIBEIRO, TATIANA S.; SOUZA, ADRIANO L.; DREISS, CECILE A.; SILVA, LUCIMARA L.; FRANCISCO, KELLY R. A simple process to tune wettability of pectin-modified silanized glass. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 577, p. 67-74, SEP 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.