Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação comparativa da segurança e eficácia clínica de fotoprotetores orgânicos, inorgânicos e associados

Processo: 18/16523-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos
Beneficiário:Vitória Tonini Porto Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmetologia   Segurança   Eficácia

Resumo

A radiação UV está associada à fototoxicidade cutânea, fotoenvelhecimento precoce, fotoimunossupressão, e carcinogênese de maneira cada vez mais prevalente. Embora produtos fotoprotetores tenham FPS (Fator de Proteção Solar) comprovado, sua eficácia e segurança dependem também da composição da formulação e como essa interage com a pele. Com o aumento da complexidade das formulações fotoprotetoras, bem como, da exposição à radiação UVA e UVB, são levantadas preocupações acerca dos mecanismos subjacentes à atividade fotoprotetora e aos riscos associados. A avobenzona é um dos poucos filtros orgânicos UVA consolidados, com limitações quanto a foto-estabilidade e segurança, comumente associada ao foto-estabilizador octocrileno, e a filtros inorgânicos, como o dióxido de titânio. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo desenvolver e avaliar comparativamente formulações de filtros UV orgânicos e inorgânicos, isolados e em associação, contendo as como substâncias ativas os filtros UV avobenzona, octocrileno e dióxido de titânio. As formulações serão submetidas à avaliação da eficácia clínica fotoprotetora das radiações UVA e UVB, pela determinação do FPS in vitro e in vivo, dos efeitos nas características estruturais e morfológicas da epiderme e derme por microscopia confocal de reflectância e ultra som de alta frequência, e da segurança, por avaliação da penetração de filtros UV por análise de imagem da pele usando microscopia confocal de reflectâcia e Espectroscopia Confocal Raman.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, V. T. P.; INFANTE, V. H. P.; FELIPPIM, E. C.; MAIA CAMPOS, P. M. B. G. Application of Factorial Design and Rheology to the Development of Photoprotective Formulations. AAPS PHARMSCITECH, v. 21, n. 2 JAN 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.