Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de revestimento de pectina cítrica e determinação de sua influência na maturação de frutos

Processo: 18/21887-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Rondinelli Donizetti Herculano
Beneficiário:Gabriela Abdalla
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Maturação de alimentos   Frutas   Biopolímeros   Pectinas   Glicerol   Amido   Óleos essenciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolímeros | Frutas | Óleo Essencial de Limão | pectina | Revestimento | Subprodutos | Polímeros e Aplicações

Resumo

Um novo segmento tecnológico que vem ganhando espaço é o desenvolvimento de revestimentos para frutas com propriedades de conservação e proteção, capazes de aumentar o tempo de prateleira destes alimentos. Os polímeros biodegradáveis se mostram promissores para essa aplicação, considerando a maior urgência na promoção de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O objetivo principal deste projeto de pesquisa consiste em desenvolver um revestimento para frutos composto de pectina cítrica, amido, glicerol e óleo essencial de limão. A escolha da pectina e do amido deve-se ao fato de se apresentarem em abundância na natureza, serem de baixo custo e apresentarem potencial para o desenvolvimento desses materiais como analisado em estudos anteriores. O glicerol será adicionado como plastificante, visando aumentar a resistência mecânica do material, e o óleo essencial de limão como agente antimicrobiano, capaz de inibir ou retardar contaminações no fruto e no revestimento. A pectina e o óleo essencial de limão empregados são subprodutos do processamento de citros em usinas no Brasil, especialmente no Estado se São Paulo. O revestimento será caracterizado por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), ensaio mecânico de tração e testes de intumescimento, perda de vapor de água e perda de massa. O revestimento que apresentar melhores resultados será reproduzido e aplicado no fruto. Seu efeito sobre os índices de maturação do fruto será determinado através da comparação da cor da casca e firmeza da polpa do fruto revestido e do controle (fruto sem revestimento). A hipótese principal aqui apresentada é que revestimento além de apresentar boas características físico-químicas é capaz de retardar a maturação do fruto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABDALLA, GABRIELA; MUSSAGY, CASSAMO USSEMANE; BRASIL, GIOVANA SANT'ANA PEGORIN; SCONTRI, MATEUS; SASAKI, JOSANA CARLA DA SILVA; SU, YANJIN; BEBBER, CAMILA; ROCHA, RAILDIS RIBEIRO; ABREU, ANA PAULA DE SOUSA; GONCALVES, ROGERIO PENNA; et al. Eco-sustainable coatings based on chitosan, pectin, and lemon essential oil nanoemulsion and their effect on strawberry preservation. International Journal of Biological Macromolecules, v. 249, p. 15-pg., . (18/07342-8, 18/21887-7, 17/19603-8, 11/17411-8, 15/11759-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.