Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das estruturas espacial e cinemática de estrelas pré-seqüência principal da região de Chamaeleon

Processo: 18/19965-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Pesquisador responsável:Ramachrisna Teixeira
Beneficiário:Fabrícia Oliveira Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de estrelas   Cinemática

Resumo

Esse projeto visa inserir a aluna em um tema interessante, relevante e motivador que é a formação estelar. Usa a experiência dos pesquisadores envolvidos e, sobretudo, a nova realidade de dados observacionais ditada pelo segundo "release" da missão espacial Gaia, complementada com outras fontes da literatura. O foco é o complexo de nuvens moleculares de Chamaeleon e sua história de formação estelar. No âmbito desse projeto, deveremos realizar um levantamento das estrelas na região de formação estelar de Chamaeleon incluindo os diversos subgrupos (Cha I, Cha II, eta Cha e epsilon Cha), obter os parâmetros astrométricos, fotométricos e espectroscópicos de cada objeto a partir dos dados publicados, e caracterizar a estrutura espacial e cinemática de cada subgrupo do complexo de Chamaeleon. No desenvolvimento do projeto teremos a colaboração dos Drs. P. Galli e C. Ducourant do "Laboratoire d'Astrophysique de Bordeaux". Esse trabalho pode ser facilmente estendido: um estudo de uma possível relação entre os dois grupos mais próximos (eta Cha e epsilon Cha) com os mais distantes (Cha I e Cha II) e, portanto, com o complexo de nuvens de Chamaeleon; novos membros, sobretudo aqueles das populações de baixa massa e sub estelar. Esses temas podem ser abordados tanto a nível de IC mesmo, ou com maior aprofundamento, abrindo boas perspectivas para uma carreira acadêmica nessa área.