Busca avançada
Ano de início
Entree

O brincar e o lúdico na prática da equipe de enfermagem: pesquisa convergente assistencial

Processo: 18/14455-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Monika Wernet
Beneficiário:Maria Izabel Sartori Claus
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equipe de enfermagem   Prática profissional   Educação continuada   Ludoterapia   Criança hospitalizada   Dados qualitativos

Resumo

O lúdico, o brincar e o brinquedo estão recomendados às práticas assistências em unidades pediátricas. Sua incorporação nas realidades brasileiras ainda é insuficiente. Diante disto, o objetivo do estudo é de descrever os promotores e intervenientes do uso do brincar e do lúdico em unidade de internação pediátrica pela equipe de enfermagem e as possibilidades para transformar este uso. Trata-se de estudo qualitativo apoiado na pesquisa convergente assistencial, a ser desenvolvido junto à equipe de enfermagem de uma unidade pediátrica. Estrutura-se em na educação permanente, com vistas a reflexão crítica sobre a realidade vivenciada e a presença do brincar e do lúdico, intencionando mudanças na prática profissional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA IZABEL SARTORI CLAUS; EDMARA BAZONI SOARES MAIA; ANA IZAURA BASSO DE OLIVEIRA; ALINE LANDIM RAMOS; PATRÍCIA LUCIANA MOREIRA DIAS; MONIKA WERNET. A inserção do brincar e brinquedo nas práticas de enfermagem pediátrica: pesquisa convergente assistencial. Escola Anna Nery, v. 25, n. 3, p. -, 2021.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.