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A proposta didática de Aziz Nacib Ab'Saber contida no Projeto Brasileiro para o Ensino de Geografia (1975)

Processo: 18/07600-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Márcia Cristina de Oliveira Mello
Beneficiário:Thiago José de Oliveira
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos, SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Didática   Geógrafos

Resumo

Na década de 1920 no Brasil surgiu um debate sobre a educação e a inserção de um novo modelo de ensino denominado de Escola Nova. No que se refere ao ensino de Geografia tivemos as contribuições de Carlos Miguel Delgado de Carvalho, Antonio Firmino Proença, João Augusto de Toledo dentre outros professores que manifestaram suas perspectivas escolanovistas por meio dos manuais de ensino. O movimento escolanovista trouxe repercussões na maneira de se pensar o ensino de Geografia nas escolas. Este pensamento influenciou uma geração de renomados professores que se formaram no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLC) da Universidade de São Paulo (USP), entre eles Aziz Nacib Ab'Sáber. Destacaremos assim, a contribuição de Aziz para o ensino de Geografia. O renomado professor conclui a licenciatura em Geografia em 1944, foi professor da então escola secundária, antes de se tornar docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e professor titular de Geografia Física na (USP). Em 1975 Aziz produziu a coleção didática denominada Formas de Relevo, cuja análise propomos fazer. A pesquisa tem como objetivos compreender a proposta didática de Aziz Nacib Ab'Sáber, para o ensino de Geografia no então segundo grau, contida no "Projeto brasileiro para ensino de Geografia (1975); analisar o conjunto dos textos didáticos Formas de relevo: texto básico, Guia do professor e trabalhos práticos; e identificar as orientações didáticas propostas pelo autor no que se refere a seleção dos conteúdos e metodologia de ensino de Geografia.