Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos elementos regulatórios que controlam a captação de aminoácidos em Cryptococcus neoformans

Processo: 18/20390-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Renata Castiglioni Pascon
Beneficiário:Kevin Felipe Cruz Martho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Micologia médica   Cryptococcus neoformans   Aminoácidos

Resumo

A crescente incidência de infecções fúngicas invasivas causadas por fungos oportunistas como Cryptococcus neoformans está relacionada às doenças crônicas e à imunodeficiência. O baixo repertório de fármacos e surgimento de resistências aos antifúngicos reflete a necessidade de medicamentos mais potentes e seletivos. Neste aspecto, as vias de biossínteses e assimilação de aminoácidos têm sido exploradas para obtenção de novos alvos moleculares e demonstraram alto potencial, pois auxiliam na invasão, adaptação e colonização do hospedeiro, sendo bons alvos moleculares para novas formas de tratamento. Os elementos genéticos que regulam a biossíntese e a captação de aminoácidos começaram a ser desvendados pelo nosso grupo. Este trabalho de doutorado propõe dar continuidade a estes trabalhos aprofundando os conhecimentos sobre a regulação da assimilação de aminoácidos e a sua relação com a sobrevivência e virulência. Mais especificamente, o presente trabalho tem 3 vertentes: (i) testar um possível cross talk entre a via de Ras1 e a captação de aminoácidos; (ii) testar a hipótese de que as proteínas do tipo "Zn-finger" CNAG_05392 e CNAG_03366 codificam os homólogos a Stp1 e Stp2, as quais são conhecidos por desencadear a ativação do sistema de captação de aminoácidos em Saccharomyces cerevisiae (SPS-sensing); (iii) esclarecer o papel do fator de transcrição Cys3 e da fosfatase Gpp2, os quais foram recentemente envolvidos na via de assimilação de enxofre e na biossíntese dos aminoácidos sulfurosos. Várias técnicas de biologia molecular e celular serão aplicadas neste trabalho a fim de melhor compreender os mecanismos de ativação, repressão e interação dessas proteínas. Estes conhecimentos podem levar a um maior entendimento das relações entre metabolismo e virulência e assim propor novas formas de tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, AMANDA TEIXEIRA; MARTHO, KEVIN FELIPE; ROBERTO, THIAGO NUNES; NISHIDUKA, ERIKA S.; MACHADO JR, JOEL; BRUSTOLINI, OTAVIO J. B.; TASHIMA, ALEXANDRE K.; TEREZAVASCONCELOS, ANA; VALLIM, MARCELO A.; PASCON, RENATA C. The regulation of the sulfur amino acid biosynthetic pathway in Cryptococcus neoformans: the relationship of Cys3, Calcineurin, and Gpp2 phosphatases. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.