Busca avançada
Ano de início
Entree

Motivações para prática de atividades físicas e personalidade: uma abordagem evolucionista

Processo: 18/13937-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jaroslava Varella Valentova
Beneficiário:Rafael Ming Chi Santos Hsu
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia evolucionista   Etologia humana   Atividade física   Motivação   Personalidade

Resumo

Nota-se um contraste entre as evidências favoráveis à importância da prática de Atividades Físicas (AFs) e a alta prevalência de sedentarismo/níveis de prática insuficientes, sendo relevante pesquisar por que isto vem ocorrendo através de uma perspectiva da Psicologia Evolucionista voltada aos aspectos motivacionais para prática de diferentes AFs e suas relações com componentes de personalidade. Objetivos e hipóteses: Este trabalho pretende verificar se há influências de fatores externos e internos (como sexo, tipo de atividade praticada, personalidade e estratégia sexual) nas motivações para prática de diferentes AFs. Segundo a literatura anterior espera-se que, por exemplo, as motivações para prática ligadas à aparência sejam mais fortes em mulheres, enquanto as de sociabilidade prevaleçam nos homens. Materiais e métodos: Eletronicamente, foram divulgados convites a potenciais participantes, que responderam a questionários sociodemográfico, de medição de participação e motivação para prática de AFs, de variáveis de personalidade (Big Five, narcisismo, autoestima) e sexualidade (sociossexualidade). Análises: Após tratamento básico, os dados estão sendo analisados em etapas, das quais são destacadas: a primeira, em que foi realizada análise de covariância multivariada, endereçando-se às relações entre tipo de atividade física e sexo sobre as motivações para prática; já na segunda, serão aplicadas análises de correlação, regressão e variância multivariada entre as escalas utilizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAEL MING CHI SANTOS HSU; JAROSLAVA VARELLA VALENTOVA. Motivation for different physical activities: a comparison among sports, exercises and body/movement practices. Psicologia USP, v. 31, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.