Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de estrelas brilhantes pobres em metais a partir de fotometria Multi-Banda e acompanhamento espectroscópico

Processo: 18/21250-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Convênio/Acordo: Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO)
Pesquisador responsável:Silvia Cristina Fernandes Rossi
Beneficiário:Hélio Dotto Perottoni
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50374-0 - Mosaic: the multi-object spectrograph for the ESO Extremely Large Telescope, AP.TEM
Assunto(s):Estrelas

Resumo

O principal objetivo deste projeto é encontrar estrelas ultra pobres em metais nos levantamentos fotométricos para futuros estudos estatísticos. Com o advento do SDSS, SkyMapper, Pan-STARRS, DES, LSST e JPAS (em escala de tempo de dois a três anos), etc., existe uma grande fonte de arquivos para o desenvolvimento de novastécnicas (por exemplo, rede neural artificial) para encontrar estrelas de baixa metalicidade. Os objetos identificados serão submetidos a um acompanhamento espectroscópico de alta resolução. O posdoc estará altamente envolvido com grandes conjuntos de dados de pesquisa e espera-se que contribua com o esforço para disponibilizar as candidatas selecionadas para a comunidade internacional. Além disso, antecipamos uma proposta BEPE após os dois primeiros anos, com o objetivo de trabalhar com colaboradores internacionais neste projeto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES SILVA, J. V.; PEROTTONI, H. D.; CUNHA, K.; ROCHA-PINTO, H. J.; ALMEIDA-FERNANDES, F.; SOUTO, DIOGO; MAJEWSKI, S. R. Triangulum?Andromeda Overdensity: a Region with a Complex Stellar Population. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 886, n. 2 DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.