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Facebook e política nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil

Processo: 18/17382-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Milton Lahuerta
Beneficiário:Laura Gabrieli Pereira da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura política   Democracia   Eleições (processo político)   Propaganda eleitoral   Redes sociais   Análise do discurso   Brasil

Resumo

Em âmbito nacional e mundial, o regime democrático está sob questionamento. Diante de um cenário de aceleração e subordinação da política à dinâmica econômica, a popularização das redes sociais foi vista como uma das possíveis soluções para se gerar maior envolvimento e participação dos cidadãos. Com enfoque no caso brasileiro, uma democracia marcada por uma cultura política autoritária, esta pesquisa pretende explorar páginas do Facebook em três momentos: durante a propaganda eleitoral do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 no Brasil (de 16 de agosto a 30 de setembro), as páginas de dois candidatos politicamente polares e com maior quantidade de curtidas no dia de registro da candidatura (15 de agosto); em um eventual segundo turno, as páginas dos candidatos em disputa; e, por fim, nos primeiros 60 dias de mandato, já em 2019, as páginas do candidato do segundo turno e do(a) presidente em exercício. Ademais, propõe-se uma aproximação incipiente com os comentários feitos pelo público. Assim, o corpus será formado por postagens dos períodos mencionados e comentários selecionados, com o objetivo de compreender quais temas e discursos são adotados pelos representantes institucionais e pelos comentaristas, e o que eles expressam.