Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem das exigências de leucina para crescimento e produção de ovos

Processo: 18/17059-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 30 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Mirella Cunha Melaré
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Avicultura   Frangos de corte   Galinhas poedeiras   Leucina   Aminoácidos   Ração

Resumo

Objetiva-se determinar a exigência de mantença de leucina (Leu) e avaliar as respostas de frangos de corte e poedeiras à ingestão de dietas com níveis crescentes de Leu. Para o estudo de mantença, serão conduzidos dois ensaios de balanço de nitrogênio (N) com 36 galos de postura em cada. O ensaio 1 consistirá no fornecimento de uma dieta deficiente em Leu, com níveis de Leu entre 0 e 1,741%, enquanto o ensaio 2 será um contraprova, para confirmar que a leucina é o primeiro aminoácido limitante nas dietas, com níveis de Leu variando entre 0 e 2,002%. O balanço de N será calculado como a diferença entre o consumo de N e o N excretado. A exigência de Leu para galinhas será obtida através de um estudo com 120 galinhas da linhagem Lohmann white. Serão 8 tratamentos distribuídos ao acaso, sendo 7 níveis crescentes de Leu e um contraprova, com 15 repetições de uma ave cada. A técnica da diluição será utilizada para formular as dietas. As variáveis resposta serão: produção de ovos, Consumo de Ração (CR), peso dos ovos e percentagens de gema e albúmen dos ovos. O modelo de Reading será ajustado para estimar a ingestão ótima de Leu. O experimento com frangos de corte será realizado em três fases (1 a 14 dias, 15 a 28 dias e 29 a 42 dias de idade), utilizando 1280 aves em cada fase (640 machos e 640 fêmeas). Os tratamentos serão distribuídos ao acaso em esquema fatorial 7 x 2 + 1 (sete níveis de Leu x dois sexos + um tratamento adicional), com quatro repetições de 20 aves cada. A técnica da diluição será utilizada para formular as dietas. As variáveis estudadas serão: ganho de peso, CR, conversão alimentar, deposiçãode proteína e gordura no corpo e nas penas e eficiência de utilização de Leu. Serão ajustados o modelo de Reading e modelos fatoriais para determinação da exigência de Leu. Os dados desses estudos serão submetidos à análise estatística utilizando o software SAS 9.3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELARE, MIRELLA CUNHA; SAKOMURA, NILVA KAZUE; REIS, MATHEUS DE PAULA; PERUZZI, NELSON JOSE; GONCALVES, CAMILA ANGELICA. Factorial models to estimate isoleucine requirements for broilers. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 103, n. 4, p. 1107-1115, JUL 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.