Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do treinamento resistido dinâmico, isométrico e combinado (dinâmico + isométrico) na pressão arterial ambulatorial e no aumento da pressão arterial durante a execução do exercício resistido em hipertensos de meia-idade

Processo: 18/19151-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz
Beneficiário:Julio Cesar Silva de Sousa
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hemodinâmica   Atividade motora   Treinamento de força   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exercício Resistido | Handgrip | Hipertensão Arterial | Hemodinâmica da Atividade Motora

Resumo

O Treinamento Resistido (TR) faz parte do tratamento da hipertensão arterial, sendo o TR Dinâmico (TRD) recomendado como complementar ao treinamento aeróbio por seus benefícios musculoesqueléticos e o TR Isométrico de handgrip (TRI_h) se mostrado eficaz em reduzir a Pressão Arterial (PA) de hipertensos, de modo que a combinação desses dois tipos de treinamentos (TRC=TRD+TRI_h) pode trazer efeitos complementares (redução da PA e melhora musculoesquelética), o que ainda não foi estudado. Além disso, até o momento, é incipiente o conhecimento sobre os efeitos desses treinamentos sobre a PA ambulatorial e o aumento da PA durante a execução do próprio exercício, o que é importante conhecer tendo em vista que a PA ambulatorial possui maior correlação com eventos cardiovasculares que a PA clínica e o aumento da PA durante o exercício pode deflagrar eventos cardiovasculares. Assim, este estudo visa avaliar e comparar os efeitos do TRD, TRI_h e TRC sobre a PA ambulatorial e o aumento da PA durante os exercícios resistidos em hipertensos. Para isso, homens hipertensos de meia-idade e medicados serão aleatoriamente divididos em 4 grupos: TRD (8 exercícios, 3 séries, até a fadiga moderada, 50-60% de 1RM), TRI_h (4 séries, 2 min contração isométrica: 2 min pausa, 30% CVM), TRC (TRD+THI_h) e CON (controle - 30 min de alongamentos). No início e após 10 semanas, serão avaliadas a PA ambulatorial e resposta da PA fotopletismográfica durante a execução de um exercício dinâmico (extensão de pernas) e um isométrico (handgrip). Os dados serão analisados com ANOVAs mistas, "post-hoc" de Newman-Keuls e P>0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FECCHIO, RAFAEL Y.; DE SOUSA, JULIO C. S.; OLIVEIRA-SILVA, LAURA; DA SILVA JUNIOR, NATAN D.; PIO-ABREU, ANDREA; DA SILVA, GIOVANIO V.; DRAGER, LUCIANO F.; LOW, DAVID A.; FORJAZ, CLAUDIA L. M.. Effects of dynamic, isometric and combined resistance training on blood pressure and its mechanisms in hypertensive men. HYPERTENSION RESEARCH, v. 46, n. 4, p. 13-pg., . (19/02649-0, 18/23653-3, 18/19151-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.