Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimulação transcraniana por corrente contínua para o tratamento da depressão maior: revisão sistemática e metanálise

Processo: 18/16927-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Andre Russowsky Brunoni
Beneficiário:Priscila Silva Palumbo
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuromodulação   Estimulação magnética transcraniana   Estimulação transcraniana por corrente contínua   Transtorno depressivo maior   Meta-análise   Revisão sistemática

Resumo

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é um transtorno mental caracterizado pela presença de humor deprimido e diminuição do prazer ou interesse nas atividades. Cerca de 30% dos pacientes não respondem ao tratamento medicamentoso convencional. Técnicas de neuromodulação não invasivas, como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), têm sido utilizadas no tratamento do TDM. Dentre estas, a ETCC é particularmente interessante por apresentar características como portabilidade, baixo custo e poucos efeitos colaterais. Por esta razão, vários ensaios clínicos e meta análises têm sido realizados utilizando a ETCC como forma de tratamento para pacientes depressivos, com resultados mistos. O objetivo desta proposta é realizar uma revisão sistemática da literatura e metanálise para verificar as evidências da eficácia da ETCC no tratamento da síndrome depressiva. Este estudo é importante pois recentemente foram publicados 3 ensaios clínicos de tamanho amostral grande, que ainda não foram incorporados em metanálises. O estudo será realizado de acordo com as recomendações da Cochrane e as diretrizes do grupo PRISMA; e o protocolo do estudo será cadastrado na plataforma PROSPERO. Primeiramente, a revisão sistemática será feita pela busca de ensaios clínicos para o tratamento da doença com o uso da ETCC na base de dados PubMed/Medline, e complementada usando os bancos de dados da WebofScience e SCOPUS, a plataforma "clinicaltrials.gov" e com o contato de especialistas na área. Incluiremos ensaios clínicos randomizados avaliando eficácia da ETCC na depressão. Avaliaremos a qualidade dos estudos usando a ferramenta de risco de vieses da Cochrane. Os desfechos quantitativos serão taxas de resposta, de remissão e de dropouts, além da melhora clínica na escala de depressão. Riscos de vieses também serão avaliados utilizando técnicas de meta-regressão, gráfico do funil e análises de sensibilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZZA, LAIS B.; PALUMBO, PRISCILA; MOFFA, ADRIANO H.; CARVALHO, ANDRE F.; SOLMI, MARCO; LOO, COLLEEN K.; BRUNONI, ANDRE RUSSOWSKY. A systematic review and meta-analysis on the effects of transcranial direct current stimulation in depressive episodes. DEPRESSION AND ANXIETY, v. 37, n. 7 FEB 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.