Busca avançada
Ano de início
Entree

Dose inseminante para fertilização artificial de ovócitos de matrinxã (Brycon amazonicus)

Processo: 18/19363-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Eduardo Antônio Sanches
Beneficiário:Ana Regina Seabra de Souza
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Registro. Registro , SP, Brasil
Assunto(s):Piscicultura   Reprodução animal   Inseminação artificial animal   Sêmen   Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espermatozoide por ovócito | Reprodução artificial | sêmen | sperma:ovócito | Reprodução de peixes

Resumo

O matrinxã (Brycon amazonicus) é uma espécie de grande interesse para a piscicultura comercial, devido ao seu rápido crescimento e excelente sabor da carne. Em vista disso, são necessários estudos que aprimorem a técnica de reprodução artificial principalmente no que refere a proporção ideal de espermatozoides. Assim, o objetivo do projeto será determinar dose inseminante adequada para uso na fertilização artificial do Brycon amazonicus. Serão utilizados 14 reprodutores aptos à reprodução, sendo oito machos e seis fêmeas, oriundos de criação da piscicultura comercial. Após seleção, os reprodutores serão submetidos à indução hormonal, sendo duas dosagens preparatórias para fêmeas de 0,5mg e 5,0mg de extrato bruto de hipófise de carpa - EBHC/kg de peso vivo e dosagem única de 2,5mg/kg de peso vivo para machos. A coleta dos gametas será realizada após 160 horas - grau (unidades térmicas acumuladas - UTA) consequente fertilização artificial a "seco" e posteriormente avaliados. As análises espermáticas de concentração, sobrevivência, morfologia e análises computadorizadas de motilidade serão realizadas em triplicata a partir da coleta do sêmen (pool de sêmen). Serão avaliados parâmetros computadorizados de percentual de Taxa de Motilidade, Velocidade Curvilinear, Velocidade Média de Deslocamento, Velocidade em Linha Reta, Retilinearidade, Oscilação, Progressão e Frequência de Batimento Transposto utilizando o software livre ImageJ /plugin CASA, com configurações adaptadas para a espécie. Os ovócitos coletados serão distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado, composto de cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos pelas doses inseminantes de 5.000, 50.000, 250.000, 500.000 e 1.000.000 espermatozoides móveis por ovócito. Será considerado como uma unidade experimental uma incubadora (1,5L) contendo 1g de ovócitos fertilizados com a respectiva dose inseminante. Após a fertilização os ovos serão incubados até o momento da eclosão. Os resultados obtidos das taxas de fertilização, eclosão e larvas normais serão submetidos à análise de variância a 5% de significância e em caso de efeito será aplicada a análise de regressão ao mesmo nível.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEABRA DE SOUZA, ANA R.; MORI, YUUGO S.; ANDRADE, SUELEN A. P.; VALANDRO, I, JANAINA S.; CANEPPELE, DANILO; SANCHES, EDUARDO ANTONIO. atio of sperm, oocytes and water for artificial fertilization of Brycon insignis (Characiformes: Characidae. AQUACULTURE RESEARCH, v. 53, n. 4, . (18/19363-0)