Busca avançada
Ano de início
Entree

Os impactos ambientais e econômicos do processamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) no Sul Global urbano: uma análise comparativa entre a macrometrópole de São Paulo (Brasil) e a grande região de Acra (GANA)

Processo: 17/22067-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Kauê Lopes dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03804-9 - Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática, AP.PFPMCG.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/11987-7 - Gestão do lixo-eletrônico face aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: os casos de Londres, Acra e São Paulo, BE.EP.PD
Assunto(s):Governança ambiental   Economia circular

Resumo

A produção de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) tem aumentado em todo o planeta ao longo do século XXI, suscitando preocupações no campo científico acerca dos impactos que o processamento (reciclagem) desses materiais podem gerar no meio ambiente e na economia, sobretudo no Sul Global, onde os estudos acerca da temática ainda se encontram em estágio embrionário. O estudo comparativo entre a Macrometrópole de São Paulo (Brasil) e a Grande Região de Acra (Gana) é posto como uma possibilidade de compreender as diferentes formas de processamento desses resíduos em países que apresentam legislações ambientais e organizações econômicas notadamente distintas. Para além disso, o tema de pesquisa proposto neste projeto contribui e soma esforços ao Projeto Temático FAPESP "Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática", especialmente ao Subprojeto 1: "Governança de Saneamento Ambiental e Análises das Vulnerabilidades da Macrometrópole Paulista".

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KÁTIA CANIL; ANDREA LAMPIS; KAUÊ LOPES DOS SANTOS. Vulnerabilidade e a construção social do risco: uma contribuição para o planejamento na macrometrópole paulista. Cadernos Metrópole, v. 22, n. 48, p. 397-416, Maio 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.