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Uma proposta de avaliação da resiliência urbana de cidades do Estado de São Paulo a partir de distâncias de viagens não motorizadas combinadas com índices de espalhamento urbano

Processo: 18/10735-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Gustavo Garcia Manzato
Beneficiário:João Antonio Camargo Matiolli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade urbana   Mobilidade urbana   Transporte urbano   Caminhada   Bicicletas

Resumo

O projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento e aplicação de um método para avaliação da resiliência na mobilidade urbana, baseado na utilização de modos não motorizados (caminhada e bicicleta) e focado nos municípios do estado de São Paulo. Utilizando-se a grade estatística de 2010, serão calculadas distâncias entre pares de células, limitadas a valores de distâncias máximas possíveis (DMPs) de 5 e 12 km para caminhada e bicicleta, respectivamente. As distâncias entre células de um município serão agregadas pela sua média aritmética, permitindo-se obter uma área circular hipotética que poderia ser atendida por modos não motorizados. Calculando-se a proporção entre essa área e a área urbanizada, será possível obter uma medida de resiliência urbana, que posteriormente será relacionada às respectivas taxas de motorização de cada município. No final, ocorrerá a quantificação, monitoramento e análise da forma urbana, por meio de indicadores espaciais, que no trabalho em questão abordará principalmente o método exposto por Galster (2001), com o intuito de relacionar a forma urbana com as medidas de resiliência inicialmente obtidas. (AU)

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