Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologias de sínteses de nanoestruturas de dissulfeto de molibdênio (MoS2) e avaliação da sua potencial aplicação em sistemas de adsorção de poluentes

Processo: 18/18468-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Daniel Souza Corrêa
Beneficiário:Rodrigo Schneider
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocompósitos   Nanofibras   Nanotecnologia   Dissulfetos   Molibdênio   Poluentes orgânicos

Resumo

Neste trabalho propomos a síntese e caracterização de nanoestruturas de dissulfeto de molibdênio (MoS2) visto que atualmente estes materiais possuem uma variedade de aplicações tecnológicas, incluindo sensores (ópticos, elétricos, eletroquímicos), semicondutores (células voltaicas e baterias) e fotocatálise (produção de H2 e degradação de compostos orgânicos poluentes). Dentre as metodologias descritas na literatura, o presente trabalho avaliará as rotas de síntese por moinho de bolas (top-down) e hidrotermal (bottom-up) associados com ultrassom, com foco na purificação dos produtos e no rendimento das metodologias de síntese deste material. A caracterização das nanoestruturas de MoS2 será realizada por distintas técnicas, incluindo Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Difração de Raios X (DRX), e técnicas espectroscópicas: Raman, absorção na região do infravermelho (FTIR), de emissão de fotoelétrons (XPS) e fotoluminescência. A imobilização das nanoestruturas de MoS2 em matrizes poliméricas será buscada, as quais deverão atender as seguintes características: flexibilidade, estabilidade química e processabilidade, razão pela qual serão empregadas mantas de nanofibras poliméricas. O sistema nanoestruturado hibrido desenvolvido será aplicado como sistema de remediação de contaminantes em meios aquosos através da adsorção de poluentes, visando aplicações ambientais e na Agricultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULA, KELLY T.; MERCANTE, LUIZA A.; SCHNEIDER, RODRIGO; CORREA, DANIEL S.; MENDONCA, CLEBER R. Micropatterning MoS2/Polyamide Electrospun Nanofibrous Membranes Using Femtosecond Laser Pulses. PHOTONICS, v. 6, n. 1 JAN 4 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.