Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de scaffolds à base de PCL - PGE e DNA aplicados à engenharia de tecidos para regeneração óssea

Processo: 18/10237-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:Cristiano Ceron Jayme
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia tecidual   Células-tronco   DNA

Resumo

O presente projeto usará a combinação de diferentes materiais para preconizar a construção de scaffold, utilizando policaprolactona (PCL) e polietilenoglicol (PEG) combinado com um hidrogel à base de ácido desoxirribonucleico (DNA) aplicado como sistema de transporte celular de osteoblastos fetais humanos (hFOB 1.19) (ATCC CRL-11372), usado na regeneração óssea. Além disso, haverá a utilização de uma segunda estratégia de aplicação direta sob os scaffolds de célulastronco mesenquimais derivada da medula óssea humana (HBMS) (ATCC PCS-500-012), que será submetida ao processo de diferenciação para obtenção de osteoblastos funcionais, o que tem despertado interesse devido ao seu potencial envolvimento no processo de reparo tissular. Os hidrogéis à base de DNA têm a função de melhorar a interação celular com scaffolds pré-fabricados, distribuindo homogeneamente as células e mimetizando, assim, a estrutura complexa dos tecidos além de melhorar as condições de interação celular, limitada em scaffolds de PCL-PEG. Em um trabalho anterior, foi demostrada toda a potencialidade de aplicação do DNA como material de alta biocompatibilidade, possibilitando a aplicação à medicina regenerativa. Assim, no presente projeto, busca-se: (i) otimizar, avaliar as condições de interação do hidrogel-células e os mecanismos moleculares de interação e adesão entre a linhagem celular hFOB 1.19 e scaffold; (ii) diferenciar a linhagem de células-tronco mesenquimais (HBMS) levando à formação dos osteoblastos sob o scaffold e precedendo o desenvolvimento de scaffolds com efetivação a aplicação clínica/experimental e a possibilidade de uso comercial do presente produto.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, NAYARA; JAYME, CRISTIANO CERON; BRASSESCO, MARIA SOL; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; DE OLIVEIRA, HARLEY FRANCISCO. Standardization of a resazurin-based assay for the evaluation of metabolic activity in oral squamous carcinoma and glioblastoma cells. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 26, p. 371-374, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
CALORI, ITALO RODRIGO; JAYME, CRISTIANO CERON; UENO, LEONARDO TSUYOSHI; CORRETO MACHADO, FRANCISCO BOLIVAR; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO. Theoretical and experimental studies concerning monomer/aggregates equilibrium of zinc phthalocyanine for future photodynamic action. SPECTROCHIMICA ACTA PART A-MOLECULAR AND BIOMOLECULAR SPECTROSCOPY, v. 214, p. 513-521, MAY 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.