Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e funcionalização de nanopartículas metálicas e bimetálicas para modulação da fotoatividade de fotossensibilizadores

Processo: 18/22890-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Dayane Batista Tada
Beneficiário:Jéssica Aparecida Magalhães
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Nanotoxicologia   Nanopartículas metálicas   Melanoma   Terapia fotodinâmica

Resumo

A terapia fotodinâmica do Câncer tornou-se alvo de muitos estudos por ser um tratamento localizado e minimamente invasivo. Apesar dessas vantagens, a sua eficiência terapêutica pode ser comprometida, já que os compostos fotossensibilizadores (FS) formam agregados e são desativados quando administrados em sua forma livre. Dessa forma, a associação desses FS a nanopartículas (NPs) surgiu como uma promissora ferramenta a fim de potencializar a seletividade tumoral dos FS devido ao acúmulo preferencial em tecidos doentes e ao maior tempo de circulação sanguínea. Dentre as NPs, a utilização de NPs metálicas e bimetálicas é muito vantajosa, já que traz a vantagem adicional da intensificação da fotoatividade do FS devido ao acoplamento eletrônico pelo efeito de ressonância plasmônica, além de promover o ajuste fino de suas propriedades a partir da manipulação de seu tamanho e morfologia. Sendo assim, esse trabalho visa investigar as propriedades físico-químicas, fotoquímicas e fotofísicas de NPs de ouro e NPs de ouro e platina funcionalizadas com FS. Essas propriedades serão avaliadas em conjunto com ensaios in vitro de fotoatividade, a fim de compreender como a ligação do FS às NPs altera o efeito fotodinâmico dos FS e como a composição das NPs (metálicas ou bimetálicas) influencia nesse efeito. Os ensaios in vitro serão realizados por medidas de viabilidade de células de Melanoma e serão avaliados a taxa de internalização e tipo de morte celular. Com esse estudo, espera-se obter um primero indicativo de um sistema nanoparticulado eficiente para o tratamento de Melanoma, a partir da administração de menores doses de FS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, JESSICA A.; FERNANDES, ADJACI U.; JUNQUEIRA, HELENA C.; NUNES, BRUNA C.; CURSINO, THAIS A. F.; FORMAGGIO, DANIELA M. D.; BAPTISTA, MAURICIO S.; TADA, DAYANE B. Bimetallic nanoparticles enhance photoactivity of conjugated photosensitizer. Nanotechnology, v. 31, n. 9 FEB 28 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.