Busca avançada
Ano de início
Entree

Realidade aumentada adaptativa móvel com técnicas de gamificação aplicada no ensino

Processo: 18/20358-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 04 de março de 2019
Vigência (Término): 03 de março de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Ezequiel Roberto Zorzal
Beneficiário:Ezequiel Roberto Zorzal
Anfitrião: Joaquim Armando Jorge
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Aprendizagem móvel   Realidade aumentada   Ensino   Ludificação

Resumo

O objetivo principal deste projeto é desenvolver uma ferramenta para facilitar a criação de ambientes de Realidade Aumentada Móvel, com a possibilidade de inserir elementos de Gamificação e que deem suporte à Aprendizagem Adaptativa, voltados para o ensino e treinamento On-The-Job na área da saúde. A ferramenta deverá ser composta por duas aplicações: uma aplicação Web de fácil uso para os professores criarem conteúdos específicos que serão disponibilizados para os alunos; e um aplicativo móvel, utilizado pelos alunos e usuários que desejarem fazer uso destes conteúdos. O propósito dos produtos gerados a partir da execução deste projeto não é o de substituir o ensino tradicional, mas sim de enriquecer o aprendizado das disciplinas das áreas relacionadas com o uso da Realidade Aumentada, especialmente em treinamentos On-The-Job. A partir dos estudos realizados ao longo deste projeto e com o desenvolvimento da ferramenta, espera-se gerar contribuições relevantes nas áreas correlatas ao projeto e alcançar os seguintes resultados: 1) revisão sistemática dos trabalhos relacionados à Realidade Aumentada móvel, Gamificação e Ensino; 2) estudo e implementação de técnicas de Gamificação e adaptação que poderão ser utilizadas em ambientes de Realidade Aumentada Móvel para apoiar o ensino; 3) implementação de uma ferramenta gratuita para gerar e empregar ambientes de Realidade Aumentada Adaptativa Móvel com técnicas de Gamificação; 4) estudo sobre a efetividade da ferramenta dentro do processo de ensino/aprendizagem e facilidade de uso para construção de novos ambientes por parte do professor, além da avaliação da ergonomia e usabilidade do aplicativo por parte dos alunos; 5) a viabilização de produtos com inovação tecnológica e potenciais de mercado com possibilidade de depósito de registros ou patentes; e 6) a colaboração com empresas e instituições de ensino para a criação de uma linha de pesquisa e a consolidação do grupo de pesquisa no ICT/UNIFESP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA CARDOSO, LUIS FERNANDO; QUEIROZ MARIANO, FLAVIA CRISTINA MARTINS; ZORZAL, EZEQUIEL ROBERTO. A survey of industrial augmented reality. COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING, v. 139, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.
ZORZAL, EZEQUIEL R.; SOUSA, MAURICIO; MENDES, DANIEL; DOS ANJOS, RAFAEL KUFFNER; MEDEIROS, DANIEL; PAULO, SORAIA FIGUEIREDO; RODRIGUES, PEDRO; MENDES, JOSE JOAO; DELMAS, VINCENT; UHL, JEAN-FRANCOIS; MOGORRON, JOSE; JORGE, JOAQUIM ARMANDO; LOPES, DANIEL SIMOES. Anatomy Studio: A tool for virtual dissection through augmented 3D reconstruction. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 85, p. 74-84, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.