Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de compostos orgânicos voláteis sintéticos aumentam controle biológico por mirídeos predadores em casa-de-vegetação?

Processo: 18/25151-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Maurício Simões Bento
Beneficiário:Diego Bastos Silva
Supervisor no Exterior: Alberto Urbaneja Gacia
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/12771-0 - Uso de mirídeos predadores no controle biológico de pragas, BP.PD
Assunto(s):Entomologia   Controle biológico   Predação

Resumo

O controle biológico de pragas em casas-de-vegetação é comumente baseado em liberações periódicas de inimigos naturais produzidos em massa. No entanto, em alguns casos, há deficiências na eficácia do controle de pragas, que muitas vezes podem ser atribuídas ao fraco estabelecimento destes inimigos naturais. Seu estabelecimento e número populacional pode ser aumentado por meio de semioquimicos atrativos. Voláteis de planta induzidos por herbivoria (VPIH) são atraentes efetivos para inimigos naturais, e pesquisadores tem demonstrado que VPIH sintéticos podem ser utilizados para atrair inimigos naturais para dentro do cultivo. Estudos prévios por nosso grupo de pesquisa e também de Alberto Urbaneja, demonstraram atração de mirideos predadores para voláteis de tomate infestados por Tuta absoluta; tais compostos voláteis foram identificados e quantificados. No entanto, informações sobre mecanismos comportamentais de mirídeos predadores mediados por compostos sintéticos são limitadas. Assim, devido a essa falta de dados, pretendemos investigar o potencial de VPIHs sintéticos como uma ferramenta para aprimorar o controle biológico por mirídeos predadores respondendo às seguintes questões: (1) Qual composto apresenta uma resposta mais acentuada em ensaios de olfatômetro a três mirideos predadores: Nesidiocoris tenuis, Macrolophus pygmaeus e Dicyphus bolivari?; (2) Os compostos selecionados com base nas respostas comportamentais do ensaio de olfatômetro atraem e retêm esses predadores em casa de vegetação? E; (3) Os mirídeos predadores atraídos diminuem a praga alvo?