Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimulação cerebral profunda e Doença de Parkinson: controle da neuroinflamação como alvo terapêutico

Processo: 18/18695-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rosana de Lima Pagano
Beneficiário:Ana Carolina Pinheiro Campos
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociências   Doença de Parkinson   Degeneração neural   Estimulação encefálica profunda

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa complexa caracterizada pela perda progressiva de neurônios dopaminérgicos, a qual está associada a uma resposta inflamatória crônica. A DP engloba sintomas motores e não-motores, sendo seu tratamento eminentemente sintomático, iniciando-se com uma abordagem farmacológica efetiva que evolui negativamente gerando complicações extremas. Nessa fase, o padrão ouro de tratamento é a estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) do núcleosubtalâmico (NST), que traz benefícios bastante evidentes frente aos sintomas da doença. Durante o mestrado da candidata, observou-se que a DBS-NST melhora o déficit motor e aresposta dolorosa, sem interferir com o comportamento depressivo, de ratos submetidos a um modelo de DP. Ainda, a DBS-NST normaliza a marcação para astrócitos, microglias einflamassoma no modelo de DP. Devido ao caráter inovador do projeto e aos seus resultados promissores, na presente proposta de doutorado direto iremos prosseguir com a investigação do efeito da DBS-NST em modelo de DP em ratos. Para tanto, será avaliada a resposta depressiva com nova abordagem experimental e a expressão dos marcadores inflamatórios MCP-1, IL-4, IL-6, IL-10 e NF-kB e dos fatores de crescimento BDNF e GDNF na substância negra (SN) e no estriado. Ainda, o efeito da DBS na progressão da doença será investigado com a expressão de ±-sinucleína na SN. Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a efetividade clínica da DBS, serão avaliados os marcadores anteriormente descritos e marcadores do processo neurodegenerativo como GFAP, TGM-2 e DJ-1 no plasma e liquor de pacientes com DP, antes de 6 meses após DBS-NST. Nós hipotetizamos que a DBS será capaz de modular a resposta inflamatória em áreas comprometidas na DP. Com esse trabalho pretendemos elucidar o mecanismo de ação da DBS, focando na neuroinflamação, com o intuito de nortear o aprimoramento de intervenções terapêuticas mais efetivas aos pacientes com DP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAPTISTA, ABRAHAO FONTES; BALTAR, ADRIANA; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI; MOREIRA, ALEXANDRE; CAMPOS, ANA CAROLINA PINHEIRO; FERNANDES, ANA MERCIA; BRUNONI, ANDRE RUSSOWSKY; BADRAN, BASHAR W.; TANAKA, CLARICE; DE ANDRADE, DANIEL CIAMPI; DA SILVA MACHADO, DANIEL GOMES; MORYA, EDGARD; TRUJILLO, EDUARDO; SWAMI, JAITI K.; CAMPRODON, JOAN A.; MONTE-SILVA, KATIA; SA, KATIA NUNES; NUNES, ISADORA; GOULARDINS, JULIANA BARBOSA; BIKSON, MAROM; SUDBRACK-OLIVEIRA, PEDRO; DE CARVALHO, PRISCILA; DUARTE-MOREIRA, RAFAEL JARDIM; PAGANO, ROSANA LIMA; SHINJO, SAMUEL KATSUYUKI; ZANA, YOSSI. Applications of Non-invasive Neuromodulation for the Management of Disorders Related to COVID-19. FRONTIERS IN NEUROLOGY, v. 11, NOV 25 2020. Citações Web of Science: 0.
PINHEIRO CAMPOS, ANA CAROLINA; ANTUNES, GEIZA FERNANDA; MATSUMOTO, MARCIO; PAGANO, ROSANA LIMA; RUIZ MARTINEZ, RAQUEL CHACON. Neuroinflammation, Pain and Depression: An Overview of the Main Findings. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 11, JUL 31 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.