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Promoção de habilidades sociais e educativas do professor para o desenvolvimento socioemocional de pré-escolares: avaliação sob delineamento experimental

Processo: 18/13356-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Talita Pereira Dias
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Habilidades sociais   Formação de professores

Resumo

O novo cenário educacional brasileiro, pós Base Nacional Comum Curricular, traz ao professor demandas que implicam e ampliam desafios à sua formação no sentido de se capacitar para promover desenvolvimento socioemocional (DSE) no contexto escolar, como no nível da Educação Infantil, quando tais intervenções tendem a ser mais efetivas e menos custosas. O campo das habilidades sociais (HS) dispõe de bases conceituais, metodológicas e práticas que podem contribuir para essa formação, mas ainda pouco exploradas e disseminadas no âmbito escolar, especialmente na Educação Infantil. Este estudo objetiva avaliar o impacto de um programa de formação continuada em HS e habilidades sociais educativas (HSE) para professores de Educação Infantil sobre indicadores de DSE em pré-escolares. Participarão 30 professores e seus alunos, divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental (G1) e Controle de Espera (G2). Serão realizadas: (1) avaliação pré-teste com os professores do G1 e G2 (HS, HSE, qualidade de vida e das interações com alunos e conhecimento teórico sobre HS) e com suas respectivas crianças (HS e problemas de comportamento); (2) condução do programa de formação em HS e HSE para professores do G1 para promoção de DSE; (3) reaplicação de todos os instrumentos do pré-teste com G1 (pós-teste) e G2 (medida de controle), e aplicação do questionário de avaliação do programa com G1; (4) condução do programa junto ao G2; (5) follow-up do G1 e pós-teste do G2; (6) follow-up do G2. Espera-se produzir um programa de formação de professores em HS e HSE articulado à promoção de DSE em pré-escolares, com evidência de impacto positivo para ambos em termos de efetividade e eficácia, e disseminá-lo em escolas de Educação Infantil, atendendo às demandas sociais e legais.