Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre desidratação e variação no consumo de material vegetal em Tropidurus catalanensis (Squamata, Tropiduridae)

Processo: 18/16702-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Danilo Camargo Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia animal   Grupos de animais   Animais herbívoros   Desidratação   Consumo   Tropidurus torquatus   Squamata   Tropiduridae

Resumo

O gênero Tropidurus (Squamata, Tropiduridae) consiste de lagartos heliófilos, geralmente abundantes nos locais onde ocorrem. A maioria das espécies são predadoras generalistas, consideradas oportunistas e sedentárias quanto ao modo de forrageamento (senta-e-espera), com uma dieta em geral onívora, composta predominantemente por invertebrados, embora ocorra também eventual consumo de vertebrados e material vegetal. A proporção de consumo vegetal tende a variar muito entre espécies do gênero, entre populações de uma mesma espécie e entre indivíduos, com diversas hipóteses propostas a respeito dos fatores ambientais responsáveis pelas variações entre populações (e.g. baixa densidade de artrópodes no ambiente e desidratação). O objetivo deste trabalho é testar a hipótese de que a ingestão de material vegetal com alto conteúdo hídrico, aumenta com a desidratação, utilizando como modelo de estudo indivíduos de Tropidurus catalanensis. Os resultados explicariam por que algumas populações de espécies do gênero Tropidurus de ambientes mais secos possuem elevado consumo médio de material vegetal, em relação a outras populações da mesma espécie de ambientes úmidos. Tal descoberta poderia ter implicações acerca da evolução de herbivoria em lagartos.