Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia comparativa do gnatoquilário dos tipos depositados no Museu de História Natural da Dinamarca (ZMUC), com ênfase em Pseudonannolenidae Silvestri, 1895 (Diplopoda, Spirostreptida, Cambalidea)

Processo: 18/25864-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Luiz Felipe Moretti Iniesta
Supervisor no Exterior: Henrik Enghoff
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Copenhagen, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:16/24248-0 - Revisão e análise cladística do gênero Pseudonannolene Silvestri, 1895 (Diplopoda: Spirostreptida: Pseudonannolenidae), BP.DR
Assunto(s):Filogenia   Brasil   Sistemática   Myriapoda   Neotropical

Resumo

A taxonomia de Pseudonannolenidae tem sido um foco de discussão nos últimos 100 anos. A mais recente abordagem morfológica da família é baseada nas afinidades de estruturas sexuais dos machos (i.e. gonópodo em processo no primeiro par de pernas dos machos) e nos caracteres morfológicos do gnatoquilário. Em relação ao gnatoquilário, sua questão é especialmente criticada devido a um pobre entendimento sobre a evolução de seus componentes, uma vez que nenhuma hipótese sobre as relações filogenéticas da família foi proposta. Assim, o principal objetivo desta proposta é promover um estudo morfológico comparativo do gnatoquilário para Pseudonannolenidae (Spirostreptida, Cambalidea), através da análise de espécies-tipos e não tipos depositados no Museu de História Natural da Dinamarca (ZMUC). Baseado em métodos cladísticos, este estudo terá como foco a proposição e discussão de hipóteses de homologia dos componentes do gnatoquilário para a família, além da padronização de estudos filogenéticos para esses caracteres.