Busca avançada
Ano de início
Entree

Cálculo da Perspectiva Dêitica através do Raciocínio Espacial Qualitativo

Processo: 18/11255-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de outubro de 2018
Vigência (Término): 02 de abril de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marcos Fernando Lopes
Beneficiário:Marcos Fernando Lopes
Anfitrião: Christian Freksa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Bremen, Alemanha  
Assunto(s):Representação de conhecimento   Semântica   Linguística computacional   Linguística cognitiva

Resumo

O Raciocínio Espacial Qualitativo (QSR) é a subárea da Inteligência Artificial que estuda a representação formal e mecanismos de inferência sobre a espacialidade sem se basear em modelos numéricos, coordenadas ou medidas. Por seu objeto e pela natureza qualitativa da abordagem, está em constante diálogo com os estudos da semântica linguística e da linguística computacional. Dentro desse panorama, o presente projeto propõe um estudo semântico-computacional da espacialidade nos enunciados em língua natural, com vistas à geração de modelos de descrição e inferência sobre as relações espaciais. Em particular, pretende gerar um novo modelo qualitativo para as relações espaciais produzidas numa das perspectivas mais presentes nos enunciados em língua natural, a chamada perspectiva dêitica. No estágio atual da pesquisa proposta, são discutidas algumas das condições preliminares necessárias à consecução do projeto, como a classificação da divisão entre figura e fundo e a escolha do sistema de perspectiva nos enunciados espacializados. Um fragmento já esboçado do cálculo para o sistema de perspectiva dêitica é apresentado. Acoplado a uma ontologia de objetos com propriedades espaciais, esse cálculo pode integrar sistemas de Inferência em Língua Natural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, EDILSON J.; SANTOS, PAULO E.; LOPES, MARCOS; BENNETT, BRANDON; OPPENHEIMER, PAUL E. Standpoint semantics for polysemy in spatial prepositions. JOURNAL OF LOGIC AND COMPUTATION, v. 30, n. 2, p. 635-661, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.