Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento restaurador com endocrown e férula no comportamento mecânico de dentes anteriores tratados endodonticamente: análise in vitro

Processo: 18/22823-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Erica Alves Gomes
Beneficiário:Alice Corrêa Silva Sousa
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reabilitação bucal   Prótese dentária   Ferula   CAD/CAM   Fraturas dos dentes   Resistência à fratura

Resumo

Devido a significante perda de estrutura dental, os dentes tratados endodonticamente apresentam elevado risco de falhas biomecânicas. Este estudo tem por objetivo avaliar, in vitro, o efeito do tratamento restaurador com endocrown e com férula no comportamento mecânico de dentes anteriores tratados endodonticamente, por meio de ensaio de resistência à fratura. Para isso, 50 caninos humanos permanentes serão tratados endodonticamente e distribuídos aleatoriamente em 5 grupos de estudo (n = 10), de acordo com os diferentes protocolos restauradores: G1- caninos hígidos; G2- coroa unitária convencional e pino de fibra de vidro com férula; G3- coroa unitária convencional e pino de fibra de vidro sem férula; G4- endocrown com férula; G5- endocrown sem férula. As coroas serão obtidas em dissilicato de lítio por meio de sistema CAD/CAM e cimentadas com cimento resinoso. Os espécimes serão submetidos a ensaio de ciclagem termomecânica (1 x 106 ciclos, com freqüência de 3 Hz e 2000 ciclos térmicos com variação de temperatura entre 5oC - 55oC) e, posteriormente, teste de compressão que será realizado em máquina universal de ensaios com célula de carga de 500 Kgf e velocidade de 0,5 mm/mim. Para determinar o modo de falha, os espécimes serão analisados em lupa estereoscópica em aumento de 40 ×. A análise estatística dos resultados será realizada por meio de testes apropriados para o estudo com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA-SOUSA, ALICE CORREA; MORIS, IZABELA C. M.; SIMOES BARBOSA, ANA FLAVIA; CORREA SILVA-SOUSA, YARA TERESINHA; SOUSA-NETO, MANOEL DAMIAO; FERREIRA PIRES, CASSIANO RICARDO; GOMES, ERICA ALVES. Effect of restorative treatment with endocrown and ferrule on the mechanical behavior of anterior endodontically treated teeth: An in vitro analysis. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 112, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.