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Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio

Processo: 17/12469-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Denise Stefanoni Combinato
Beneficiário:Josiane Maria Medeiros Augusto
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50841-4 - Nós e os nossos nós: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio através da literatura e audiovisual, AP.EP
Assunto(s):Ensino médio   Literatura   Ensino e aprendizagem   Recursos audiovisuais   Multimeios

Resumo

Considerando as finalidades do Ensino Médio (EM) de promover, além da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, o aprimoramento do educando como ser humano, incluindo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se há e quais são os impactos da articulação da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem; e os objetivos específicos são: 1) compreender como se dá a participação dos alunos e dos professores nas atividades de ensino que articulem arte literária com audiovisual e 2) analisar as consequências da articulação da arte literária com o audiovisual no comportamento de estudo (engajamento nas atividades de estudo). O projeto fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica. O público-alvo são alunos vinculados a turmas regulares de EM de uma Escola Estadual de São José dos Campos/SP. Serão planejadas e desenvolvidas atividades orientadas pela articulação entre arte literária e audiovisual, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Artes. Espera-se, através do trabalho interdisciplinar e da ênfase na linguagem literária e audiovisual, garantir o engajamento do aluno nas atividades de estudo; assim como despertar a compreensão da necessidade da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Básica e reforçar a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão e o compromisso social da Universidade com a Educação Básica.