Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo cinético e termodinâmico da recuperação de escândio da lama vermelha brasileira utilizando técnicas hidrometalúrgicas

Processo: 18/03483-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 01 de março de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Soares Tenório
Beneficiário:Amilton Barbosa Botelho Junior
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/01083-0 - Extração de escândio usando processo de lixiviação-troca iônica e o estudo da eluição seletiva, BE.EP.DR
Assunto(s):Hidrometalurgia   Lixiviação   Extração líquido-líquido   Lama vermelha   Escândio

Resumo

Em 2015, a quantidade de resíduo do Processo Bayer (lama vermelha) gerado atingiu a marca de 4 bilhões de toneladas em todo o mundo, quantidade duas vezes maior do que registrada no início do século. Este aumento foi ocasionado pelo aumento no consumo de alumínio, cuja matéria-prima mais utilizada é a alumina obtida no Processo Bayer. Apesar de sua composição ser majoritariamente de ferro, alumínio e sílica, metais como titânio, zircônio e elementos terras raras, tais como escândio e ítrio, também podem ser encontrados. A demanda por estes elementos vem aumentando, cujas principais aplicações são aparelhos eletrônicos como celulares smartphones e televisões smartTV, e para geração de energia verde. Todavia, processos que sejam econômicos e tecnicamente viáveis ainda estão sendo desenvolvidos, e pesquisa e inovação na área são cruciais. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo a recuperação de escândio presente no resíduo lama vermelha brasileira por técnicas hidrometalúrgicas. A primeira parte do trabalho será focada na caracterização do resíduo para determinação da concentração de escândio e de outros metais em sua composição, e a caracterização física. A etapa seguinte será o estudo da lixiviação ácida a partir das variáveis temperatura, tempo de reação, concentração de ácido e relação líquido/sólido. A partir dos resultados obtidos será proposto um modelo matemático para a lixiviação de escândio a partir do resíduo de lama vermelha brasileira. A terceira etapa do trabalho será destinada à separação seletiva de metais por meio da técnica de extração por solventes estudando variáveis como temperatura e pH. Um sistema contínuo também será avaliado a fim de simular todo o processo industrial para estudo da viabilidade técnica e econômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOTELHO JUNIOR, AMILTON BARBOSA; ESPINOSA, DENISE CROCCE ROMANO; TENORIO, JORGE ALBERTO SOARES. Characterization of Bauxite Residue from a Press Filter System: Comparative Study and Challenges for Scandium Extraction. MINING METALLURGY & EXPLORATION, v. 38, n. 1, SI, p. 161-176, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.