Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo do Chaetopterus sp.: influência de fatores bióticos e abióticos na expectativa de vida e na bioluminescência

Processo: 18/17857-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Anderson Garbuglio de Oliveira
Beneficiário:Gabriela Verruck de Moraes
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioluminescência   Anelídeos   Fatores bióticos   Fatores abióticos   Reprodução animal

Resumo

Este projeto trata da espécie do anelídeo luminescente Chaetopterus sp. e seu papel ecológico, buscando melhorar suas condições de desenvolvimento (manejo) em laboratório, aumentando sua expectativa de vida e permitindo que outros experimentos possam ser realizados para ampliar o conhecimento sobre a espécie e de como ocorre sua produção de luz. É esperado que no período desse trabalho, após experimentos que permitam determinar a melhor alimentação e condições abióticas, como temperatura, luz e substrato, a condição de vida em cativeiro melhore. Com isso, será possível investigar a função da bioluminescência nesse animal, além de seus aspectos reprodutivos via inseminação in vitro, bem como avançar na documentação fotográfica das larvas e dos adultos, em especial de sua emissão de luz.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRZA, JEREMY D.; MIGOTTO, ALVARO E.; YAMPOLSKY, ILIA V.; DE MORAES, GABRIELA V.; TSARKOVA, ALEKSANDRA S.; OLIVEIRA, ANDERSON G. Chaetopterus variopedatusBioluminescence: A Review of Light Emission within a Species Complex. Photochemistry and Photobiology, v. 96, n. 4, p. 768-778, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.