Busca avançada
Ano de início
Entree

Visita domiciliar regular no pré-natal: expectativas de gestantes de alto risco

Processo: 18/01350-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Monika Wernet
Beneficiário:Leticia de Oliveira Castro
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Assistência ambulatorial   Cuidado pré-natal   Gestantes   Gravidez de alto risco   Visita domiciliar   Entrevistas (psicologia)

Resumo

A visitação domiciliar é prática assistencial articulada com contribuições à saúde, inclusive no contexto da atenção materno-infantil. O objetivo do presente estudo é de explorar as percepções e expectativas de gestantes com gravidez de alto risco acerca da visita domiciliar enquanto parte do pré-natal. Trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nos referenciais do Interacionismo Simbólico e análise de conteúdo. Propõe-se entrevista semiestruturada junto às gestantes usuárias de serviço ambulatorial de um município do interior paulista, inseridas em programa de visitação domiciliar. O estudo integra projeto maior já aprovado em Comitê de Ética de Pesquisa com Seres humanos e que será executado ao longo do ano de 2018. Os resultados têm potencial de contribuir com o cuidado pré-natal de alto risco.