Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da suplementação nutricional com leucina sobre a atividade placentária de ratas portadoras de tumor de Walker 256 ao longo da gestação

Processo: 18/20637-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Carla de Moraes Salgado
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02739-4 - Nutrição e câncer: estudo dos aspectos moleculares, proteômicos e metabolômicos em modelo experimental de caquexia, AP.TEM
Assunto(s):Nutrição e câncer   Desenvolvimento embrionário e fetal   Placenta   Carcinoma 256 de Walker   Suplementação alimentar   Leucina   Caquexia

Resumo

A placenta é o principal órgão de comunicação entre a mãe e o feto e é responsável por garantir todos os recursos necessários para a sobrevivência do feto. O bom desempenho da placenta garante a qualidade de desenvolvimento do embrionário e fetal. A placenta desenvolve-se de forma contínua e organizada, tornando-se possível estabelecer padrões para seu crescimento. Assim permite monitorar e avaliar seu progresso juntamente ao crescimento fetal. Membros da superfamília dos fatores de crescimento de transformação (TGF-²) estão associados à regulação das atividades placentárias bem como a sua organização. Dentre esses fatores de transformação destacam-se 1) a proteína Nodal, importante para a diferenciação das células trofoblásticas, organização da placenta e determinação do eixo embrionário, e 2) a proteína Activin-like kinase 4 (ALK4) que foi identificada como o receptor do tipo 1 para a sinalização da Nodal. Na ausência de algum desses dois fatores, a placenta apresenta má formação e acarreta prejuízo ao feto. Quando a gestação está associada à patologia, como câncer, o organismo materno fica sujeito a essas duas complexas condições metabólicas - gravidez e neoplasia. Em especial, o carcinossarcoma de Walker 256, leva a diversos sintomas relacionados à caquexia. O crescimento do tumor de Walker 256 durante a gestação promove prejuízos ao desenvolvimento placentário e fetal. Dada a delicada situação da gestação associada ao câncer, fazem-se necessários estudos para prevenir a qualidade de vida da paciente. Assim, a suplementação nutricional rica em leucina é uma das principais estratégias para prevenir os efeitos deletérios da caquexia por preservar a via da mTOR. Desse modo, o presente trabalho visa avaliar os efeitos modulatório que a suplementação com leucina exerce sobre a atividade placentária ao longo da gestação, e como será capaz de modular as células trofoblástica, através das proteínas Nodal e ALK4 e a via da mTOR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, MELINA DE MORAES SANTOS; SALGADO, CARLA DE MORAES; VIANA, LAIS ROSA; GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA CINTRA. Pregnancy and Cancer: Cellular Biology and Mechanisms Affecting the Placenta. CANCERS, v. 13, n. 7, . (18/20637-7, 17/02739-4, 15/21890-0)
MIYAGUTI, NATALIA ANGELO DA SILVA; CHIOCCHETTI, GABRIELA DE MATUOKA E; SALGADO, CARLA DE MORAES; LOPES-AGUIAR, LEISA; VIANA, LAIS ROSA; BLANCHARD, LEA; DOS SANTOS, ROGERIO WILLIANS; GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA CINTRA. Walker-256 Tumour-Induced Cachexia Altered Liver Metabolomic Profile and Function in Weanling and Adult Rats. METABOLITES, v. 11, n. 12, . (19/14803-4, 19/20558-2, 19/13937-7, 15/21890-0, 17/02739-4, 18/20637-7)
DE MATUOKA E CHIOCCHETTI, GABRIELA; LOPES-AGUIAR, LEISA; DA SILVA MIYAGUTI, NATALIA ANGELO; VIANA, LAIS ROSA; SALGADO, CARLA DE MORAES; ORVOEN, OPHELIE OCEAN; FLORINDO, DERLY; DOS SANTOS, ROGERIO WILLIAMS; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. A Time-Course Comparison of Skeletal Muscle Metabolomic Alterations in Walker-256 Tumour-Bearing Rats at Different Stages of Life. METABOLITES, v. 11, n. 6, . (17/02739-4, 15/21890-0, 18/20637-7, 19/14803-4, 19/13937-7, 19/20558-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALGADO, Carla de Moraes. Avaliação dos efeitos da suplementação nutricional com leucina sobre a atividade placentárias de ratas portadoras de tumor de Walker 256 ao longo da prenhez. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.