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Alívio de Rajadas Incluindo Não Linearidades de Superfície de Controle

Processo: 18/25194-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de junho de 2019
Vigência (Término): 19 de março de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Douglas Domingues Bueno
Anfitrião: Earl Dowell
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa: Duke University, Estados Unidos  
Assunto(s):Aeroelasticidade   Desigualdades matriciais lineares

Resumo

Esta pesquisa compreende o desenvolvimento de uma nova metodologia de projeto de controladores ativos para gerar alívio de resposta aeroelástica a rajada e considerando não linearidades assimétricas em superfície de controle. Em particular, serão consideradas folga e rigidez assimétricas e a metodologia será baseada na abordagem Fuzzy Takagi-Sugeno resolvida por Desigualdades Matriciais Lineares (LMIs) para projetar um controlador linear para atuar no sistema não linear. A metodologia será aplicada em uma seção típica de três graus de liberdade considerando aerodinâmica não estacionária de Theodorsen. O modelo matemático será escrito no espaço de estados usando polinômios complexos de Laguerre para escrever as forças aerodinâmicas no domínio do tempo. Será usada a função de estabilidade de Lyapunov e LMIs para resolver um problema de otimização convexa. Serão realizadas simulações no domínio do tempo para diferentes condições de rajada discreta, com e sem ação de forças do controle para validar a formualação desenvolvida.

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Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, DOUGLAS D.; DOWELL, EARL H. A note on the state space representation of aeroelastic systems for time domain analysis. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 104, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.
BUENO, DOUGLAS D.; GONSALEZ BUENO, CAMILA G.; DOWELL, EARL H. A modal approach for designing controllers for active flutter suppression. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 43, n. 1 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
RIBEIRO, FREDERICO A.; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D. Enhancement to Least Square-Based Approach for Time-Domain Unsteady Aerodynamic Approximation. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 58, n. 1, p. 111-124, JAN-FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
BUENO, DOUGLAS D.; DOWELL, EARL H. Revisiting the Fundamentals of Control Surface Reversal Including Nonlinear Effects. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 57, n. 6, p. 1212-1219, NOV-DEC 2020. Citações Web of Science: 0.
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D. Influence of friction and asymmetric freeplay on the limit cycle oscillation in aeroelastic system: An extended Henon's technique to temporal integration. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 96, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

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