Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre geografia escolar e as espacialidades produzidas no cotidiano de estudantes do ensino médio, no município de Sandovalina-SP

Processo: 18/09669-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Nécio Turra Neto
Beneficiário:Izamara Sanfeliz Santos de Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia regional   Educação escolar   Estudantes de ensino médio   Ensino de geografia   Cotidiano escolar   Percepção espacial   Práticas pedagógicas   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espacialidades | Geografia escolar | jovens | lugar | Projetos de futuro | Sandovalina | Geografia Escolar

Resumo

O campo da Educação Geográfica, através dos estudos, encontros e diálogos feitos por profissionais da área, vem ganhando espaço e importância desde a década de 1980. Utilizando-se da vasta bibliografia no ramo, identificamos uma preocupação dos mesmos em relação a como os estudantes se relacionam com o conhecimento de Geografia, utilizando aspectos da paisagem, das relações e dinâmicas sociais, para compreenderem como esse conhecimento está inserido em seu cotidiano. Em contrapartida, notamos também que pouco é estudado o modo como a Geografia participa da construção espacial dos estudantes e como esse conhecimento contribui para os projetos de futuros dos mesmos, levando em consideração as práticas cotidianas de estudantes do ensino médio de um município com fortes relações com o meio rural, cuja sede é uma cidade pequena. Para obtenção dos resultados propostos no presente projeto, contaremos com procedimentos metodológicos que nos permitirão realizar diversas formas de escuta dos jovens estudantes, tanto questionários, grupo focal, e análise de documentos que nos permitam acessar a geografia escolar por meio do planejamento de aula dos professores/as da Escola Estadual Liria Yurico Sumida, em Sandovaina-SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)