Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tipo de material e espessura na confiabilidade e adaptação interna e marginal de onlays produzidas pela tecnologia CAD/CAM

Processo: 18/21317-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Mirelle Maria Ruggiero
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Fadiga   Restaurações intracoronárias   Propriedades mecânicas   CAD/CAM

Resumo

Materiais restauradores híbridos como a resina nanocerâmica e a cerâmica infiltrada por polímero tem sido propostos afim de solucionar as limitações das cerâmicas odontológicas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desajuste interno e marginal de restaurações parciais do tipo onlay de diferentes espessuras e seu comportamento mecânico através da avaliação da distribuição de tensões, confiabilidade e modo de falha. Três desenhos virtuais de onlays de um segundo molar serão desenhados utilizando um software CAD, com três diferentes profundidades de restauração (0,5 mm, 1,0 mm e 1,5 mm). Cada modelo será fresado em dois materiais diferentes: resina nanocerâmica e cerâmica infiltrada por polímero, totalizando 126 onlays, que serão cimentadas sobre preparos de resina epóxi. A avaliação do desajuste interno e marginal será através de µCT. Após a tabulação dos dados serão realizadas as análises estatísticas apropriadas. A análise de elementos finitos (FEA) será realizada para avaliar a distribuição de tensões nos modelos estudados e comparados com os resultados dos testes in vitro. A avaliação da confiabilidade será através do teste de sobrevivência à fadiga acelerada progressiva. (SSALT). As curvas de probabilidade de Weibull serão calculadas e plotadas. Os modos de falha serão identificados através da análise dos espécimes fraturados em microscópio eletrônico de varredura (MEV). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUGGIERO, MIRELLE MARIA; GOMES, RAFAEL SOARES; BERGAMO, EDMARA TATIELY PEDROSO; FREITAS, MARIANA ITABORAI MOREIRA; BONFANTE, ESTEVAM AUGUSTO; CURY, ALTAIR ANTONINHA DEL BEL. Resin-matrix ceramics for occlusal veneers: Effect of thickness on reliability and stress distribution. Dental Materials, v. 37, n. 3, p. E131-E139, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.