Busca avançada
Ano de início
Entree

Compósitos experimentais 70%Al2O3-30%ZrO2: caracterização mecânica, estrutural e topográfica

Processo: 19/00452-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 25 de abril de 2019
Vigência (Término): 24 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Estevam Augusto Bonfante
Beneficiário:Ernesto Byron Benalcazar Jalkh
Supervisor no Exterior: Paulo Guilherme Goncalves Gomes Coelho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:18/03072-6 - Compósitos experimentais 70%Al2O3-30%ZrO2: caracterização estrutural e da sobrevida antes e após envelhecimento, BP.DR
Assunto(s):Reabilitação bucal   Alumina   Zircônia

Resumo

A Zircônia tetragonal policristalina estabilizada parcialmente por ítrio (Y-TZP) é um material promissor que apresenta instabilidade hidrotérmica em baixa temperatura devido à transformação da fase tetragonal para monoclínica em função da sua metaestabilidade. Fenômeno que pode levar à degradação em baixa temperatura (DBT), comprometendo as propriedades mecânicas e a previsibilidade dos tratamentos protéticos a longo prazo. Este projeto visa inovar na síntese de um compósito policristalino composto por 70% de alumina reforçada com 30% de zircônia translúcida (40 nanômetros de tamanho de partícula) (ZTA - Alumina reforçada por Zircônia) e caracterizar suas propriedades mecânicas em nanoescala por nanoindentação. Caracterização que permitirá avaliar a homogeneidade microestrutural do compósito e compará-lo com grupos experimentais de zircônia e alumina translúcidas. Os espécimes serão avaliados por testes de nanoindentação, antes e depois da simulação laboratorial de um processo de DBT. As propriedades da superfície 3D (Sa, Sq) serão caracterizadas por interferometria para detectar possíveis alterações como a extrusão de grãos após o processo de degradação. O objetivo geral do projeto é desenvolver um composto policristalino para odontologia que aproveite as propriedades vantajosas de alumina e da zircônia, resultando em um material com propriedades mecânicas superiores em comparação com a alumina e com estabilidade hidrotérmica melhorada quando comparado com a zircônia. Os testes de nanoindentação e de interferometria são metodologias propostas a serem realizadas no Departamento de Biomateriais e Biomimética da Universidade de Nova York (NYU), uma vez que os equipamentos laboratoriais e um corpo docente treinado estarão disponíveis para a realização do projeto. A fase BEPE da presente proposta, conforme descrito na bolsa FAPESP de doutorado em andamento 2018/03072-6, será de extrema importância, considerando que os testes subseqüentes a serem realizados no Brasil dependem do entendimento das propriedades dos materiais experimentais em nanoescala, que podem ser executados e interpretados com precisão por equipamentos e professores da NYU. Adicionalmente, os dados coletados nesta proposta enriqueceriam de forma considerável o Auxílio Jovem Pesquisador (# 2012-19078-7), uma vez que permitirá validar a metodologia de fabricação dos compósitos policristalinos sintetizados neste auxílio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENALCAZAR JALKH, E. B.; MACHADO, C. M.; GIANINNI, M.; BELTRAMINI, I; PIZA, M. M. T.; COELHO, P. G.; HIRATA, R.; BONFANTE, E. A. Effect of Thermocycling on Biaxial Flexural Strength of CAD/CAM, Bulk Fill, and Conventional Resin Composite Materials. Operative Dentistry, v. 44, n. 5, p. E254-E262, SEP-OCT 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.